:

Qual o significado da palavra vetos?

Qual o significado da palavra vetos?

Suspender, proibir acto ou lei; usar do direito de veto. Confrontar: vedar.

O que significa veto ou vetar?

Veto (do latim vetare, significando proibir, vedar, não sancionar), em Direito, é a oposição de um órgão, pessoa ou autoridade, que possui esta competência, a uma deliberação válida emanada de outrem, o que impede que esta deliberação produza efeitos jurídicos.

Qual é o sinônimo de veto?

19 sinônimos de vetar para 1 sentido da palavra vetar: Não aprovar: 1 opor-se, indeferir, desautorizar, interditar, impedir, vedar, proibir, suspender, rejeitar, negar, obstar, denegar, barrar, proscrever, condenar, inibir, cassar, coibir, prevenir.

O que é o veto quais os tipos de veto explique todas as características do veto?

O veto total anula todo o projeto. O veto parcial incide sobre alguns dos dispositivos da proposta, sendo que a Constituição estabelece que “somente abrangerá texto integral de artigo, de parágrafo, de inciso ou de alínea” – palavras ou períodos não são passíveis de veto.

O que é um veto político?

O veto consiste num ato político da competência do Presidente da República, inserido no procedimento legislativo da Assembleia da República ou no procedimento legislativo e regulamentar do Governo, e que se traduz num poder de impedimento à existência jurídica de uma lei, decreto-lei ou decreto regulamentar, que o ...

O que significa eu veto?

Suspender, proibir acto ou lei; usar do direito de veto.

O que é o veto do Presidente a uma norma e como ele funciona?

O veto é a discordância do Presidente da República com determinado projeto de lei aprovado pelas Casas Legislativas do Congresso Nacional (Câmara dos Deputados e Senado Federal), previsto na Constituição Federal (CF) no artigo 66 e seus parágrafos, com regramento interno no Regimento Comum (RCCN), artigos 1-D ...

O que é o poder de veto da ONU?

Formado por 15 membros, 5 deles são permanentes, China, Estados Unidos, França, Reino Unido e Rússia. São revestidos pelo poder de veto, ou seja, são capazes de, com seu voto, vetar a decisão do conselho; já os membros temporários não apresentam o mesmo privilégio, pois são eleitos pela Assembleia Geral de 2 em 2 anos.