:

O que Milton Santos propõe com Por uma outra globalização?

O que Milton Santos propõe com Por uma outra globalização?

Em “Por uma outra globalização: do pensamento único à consciência universal”, Santos enfoca, através de constatação pessimista, a questão da globalização, para logo após finalizar com uma visão prognostica positiva, resultante do exercício dialético, visando encontrar nas contradições da sociedade atual, possibilidades ...

Qual é a crítica que Milton Santos faz a globalização?

Para Milton Santos, apesar de o mundo tornar-se unificado, em virtude das atuais condições técnicas que são uma base sólida para as ações humanas mundializada, a globalização se impõe à maior parte da população como perversidade. Vive-se uma dupla violência: a tirania do dinheiro e a tirania da informação.

É possível haver outra globalização?

A produção se dá em escala mundial, por intermédio de empresas mundiais, gerando uma mais-valia em escala mundial, que se torna o único motor do processo de globalização. ... A lógica do dinheiro se impõe à vida social, econômica e política.

Quais são as três globalizações Segundo Milton Santos?

No filme, Milton Santos ressalta as três faces da globalização: A primeira seria o mundo tal como nos fazem vê- lo: a globalização como fábula; a segunda seria o mundo tal como ele é: a globalização como perversidade; e a terceira, o mundo tal como ele pode ser: uma outra globalização.

O que caracteriza o espaço geográfico para Milton Santos?

Muitas das obras de Milton Santos abordam a definição do objeto de estudo da geografia. No seu livro A natureza do espaço, ele define o espaço geográfico como um conjunto formado por um sistema de ações e um sistema de objetos.

O que é globalização como fábula?

A globalização como fábula está relacionada aos mitos que a cercam, como a aldeia global, a contração do espaço e tempo, a velocidade do cotidiano e a desterritorialização. ... A globalização como perversidade é o mundo tal como ele é.

O que é a unicidade da técnica?

A unicidade técnica é entendida como a capacidade de instalar qualquer instrumento técnico produtivo em qualquer parte do mundo. A convergência dos momentos é possibilitada pela unificação técnica, pela capacidade de comunicação em tempo real.

Que conceito está implícito nesse texto do grande geográfico brasileiro Milton Santos?

Declaradamente inspirado pela filosofia de Jean-Paul Sartre (), Milton Santos deixou implícito em seus escritos uma concepção de homem como ser projetivo, como o único ser na natureza que age segundo um projeto de ordem existencial. Agindo, portanto, num mundo anterior a ele.

O que é o espaço para Milton Santos?

Para Milton Santos, o espaço precisa ser considerado como totalidade: conjunto de relações realizadas através de funções e formas apresentadas historicamente por processos tanto do passado como do presente.