:

Qual a diferença entre os projetos políticos de girondinos e jacobinos?

Qual a diferença entre os projetos políticos de girondinos e jacobinos?

Enquanto os radicais jacobinos, liderados por Maximilien Robespierre, defendiam a destituição do monarca e a ascensão de uma República francesa, os girondinos favoreciam uma monarquia do tipo constitucional, onde o soberano dividiria o poder com conselheiros selecionados.

Quais as diferença entre girondinos e jacobinos?

Origem dos termos Direita e Esquerda Durante o processo revolucionário começado em 1789, na França, os girondinos, considerados mais moderados e conciliadores, ocupavam o lado direito da Assembleia Nacional Constituinte, enquanto os jacobinos, mais radicais e exaltados, ocupavam o lado esquerdo.

Quais eram os principais embates entre girondinos e jacobinos?

Girondinos defendiam que a família real fosse exilada, ao passo que os jacobinos entendiam que apenas a execução da monarquia livraria a França da ameaça de um retorno do absolutismo. Estes últimos venceram, e no dia 21 de Janeiro de 1793, Luís XVI foi executado na guilhotina.

Quem eram os jacobinos e quais seus projetos políticos?

Seus membros defendiam mudanças mais radicais que os girondinos: eram contrários à Monarquia e queriam implantar uma República. Esse grupo era apoiado por um dos setores mais populares da França - os sans-cullotes - e, juntos, lutaram por outras mudanças sociais depois da revolução.

Quem eram os jacobinos e os girondinos na Revolução Francesa?

Os girondinos eram parte da burguesia que acreditava que as grandes mudanças necessárias já tinham acontecido e, por isso, possuíam uma visão mais conservadora. Já os jacobinos eram membros da burguesia que acreditavam que as mudanças deveriam ser ainda mais radicais do que as que estavam em curso.

Qual é a relação entre o Iluminismo ea Revolução Francesa?

A Revolução Francesa, um dos maiores acontecimentos da humanidade, foi um processo revolucionário inspirado em ideais iluministas contra a monarquia absolutista. ... Foi inspirada nos ideais do Iluminismo e motivada pela situação de crise que a França vivia no final do século XVIII.

Quais os principais grupos políticos envolvidos na revolução E o que representavam?

Os grupos políticos dividiram-se em três: os girondinos, representantes da burguesia industrial; os membros da planície, ou pântano, aliados aos interesses da burguesia financeira; e a montanha, formada pelos jacobinos e condeliers, pequenos burgueses que tinham o apoio dos sans-culottes.

Como foi o governo jacobino resumo?

Os jacobinos foram um grupo de revolucionários radicais, formado por pequenos burgueses, que participaram da Revolução Francesa. Após a prisão e execução de Robespierre na guilhotina, em 1794, os jacobinos tiveram suas atividades proibidas na França. ... Os jacobinos foram dissolvidos no ano de 1799.

Quem eram os girondinos E o que eles representavam?

Os girondinos eram os deputados do departamento da Gironda, área próspera da costa atlântica, tendendo a representar os interesses comerciais e a visão de mundo da burguesia ilustrada, que oscilava entre a monarquia constitucional e a república.

Qual a relação do Iluminismo?

O Iluminismo. Chamado de “século das luzes”, o iluminismo trouxe ideias voltadas à razão para deslegitimar o modelo de estado predominante na época. Seu ideal era defender a liberdade, progresso, tolerância, fraternidade, governo constitucional e afastamento entre igreja e estado.

Qual a relação entre Iluminismo e burgueses?

O Iluminismo tinha o apoio da burguesia, pois os pensadores e os burgueses tinham interesses comuns. As críticas do movimento ao Antigo Regime eram em vários aspectos como: ... - O predomínio da burguesia e seus ideais. As ideias liberais do Iluminismo se disseminaram rapidamente pela população.

Quais os grupos políticos envolvidos na Revolução Francesa?

A Revolução Francesa dividiu os manifestantes em dois grupos. De uma lado os girondinos, representantes da alta burguesia e defensores de atitudes moderadas, e do outro os jacobinos, representantes da baixa burguesia.