:

Quais são os efeitos colaterais dos antibióticos?

Quais são os efeitos colaterais dos antibióticos?

A maioria dos efeitos colaterais associados aos antibióticos não apresenta risco de vida. Em alguns casos, no entanto, os antibióticos podem causar efeitos colaterais graves, como anafilaxia....Problemas digestivos
  • náusea.
  • indigestão.
  • vômito.
  • diarréia.
  • inchaço.
  • sensação de plenitude.
  • perda de apetite.
  • cólicas ou dor de estômago.

O que fazer para diminuir os efeitos colaterais dos antibióticos?

Algumas bactérias produzem vitamina K, essencial para ajudar o corpo na coagulação do sangue. Por isso, para diminuir o impacto que tomar antibióticos pode causar no microbioma, legumes e verduras devem fazer parte da dieta, principalmente couve, espinafre, nabiça, acelga, salsinha, mostarda verde e couve de Bruxelas.

O que fazer para diminuir os efeitos colaterais de remédios?

Ao sentir os efeitos colaterais, o ideal é entrar em contato com o profissional que prescreveu o tratamento!

Pode mudar de antibiótico no meio do tratamento?

Pode, mas só se aparecer um efeito colateral extremamente grave, capaz de impedir a continuidade do tratamento, ou se há sinais de que a infecção está ficando cada vez pior e o remédio atual não está fazendo efeito. Lembre-se: só o médico pode fazer trocas assim.

Como aliviar a dor de estômago causada por antibiótico?

A melhor estratégia para combater a diarreia causada pela toma de antibióticos é tomar probióticos, um tipo de suplemento que pode ser facilmente encontrados na farmácia e que contém bactérias "boas" que ajudam a regular o funcionamento intestinal.

Porque não pode tomar muito antibiótico?

Além disso, o uso abusivo de antibióticos — ou de qualquer outro medicamento sem prescrição médica — pode mascarar sintomas de algumas enfermidades, dificultando o diagnóstico e tratamento correto, bem como provocar efeitos colaterais de maior expressão, como úlceras, gastrites ou mesmo hemorragias digestivas.