:

Qual a origem do currículo?

Qual a origem do currículo?

O currículo aparece como objeto de estudo na década de 20 nos Estados Unidos. Nesse momento, o processo de industrialização e o movimento migratório intensificavam ainda mais a massificação da escolarização. ... Ele acredita que a origem do currículo se deu na década de 10, nos Estados Unidos.

Quando foi criado o currículo escolar?

O “currículo vitae“, que traduzido quer dizer trajetória de vida, mudou drasticamente ao longo das centenas de anos que passaram desde que Leonardo De Vinci criou o primeiro currículo oficial em 1482.

Qual a origem do currículo no Brasil?

Com o surgimento das teorias tradicionais de currículo, no inicio do século XX, este passa a ser compreendido como uma forma de organização das aprendizagens realizadas no contexto da escola com intuito de desenvolver nas novas gerações as habilidades necessárias às ocupações da vida adulta.

Como entender o currículo como construção Histórico-cultural?

O currículo, nessa pers- pectiva, passa a ser considerado artefato social e cultural, deixando de se preocupar, apenas, com a organização do conhecimento a ser transmitido aos alunos. A ideologia, cultura e poder, de acordo com essa nova visão, passa a fazer parte da construção do currículo.

Onde começa e em que contexto se desenvolve a história das teorias do currículo?

As teorias do currículo estão situadas num campo epistemológico social. As teorias do currículo estão no centro de um território contestado. É precisamente a questão do poder que vai separar as teorias tradicionais das teorias críticas e pós-críticas do currículo.

Qual o currículo oficial do sistema educativo do Brasil?

O modelo curricular da LDB foi "aperfeiçoado" pela LDB , com mais uma divisão do currículo, agora em núcleo comum e parte diversificada, esta última para atender às peculiaridades locais e às diferenças individuais dos alunos.

Como o currículo e a escola podem ser vistos sob o olhar da ideologia da cultura e do poder?

O currículo é um campo permeado de ideologia, cultura e relações de poder. Por ideologia segundo Moreira e Silva (1997, p. 23) pode-se afirmar que esta “é a veiculação de idéias que transmitem uma visão do mundo social vinculada aos interesses dos grupos situados em uma posição de vantagem na organização social”.

Qual a relação do currículo com a cultura?

Quando se entende um currículo como um conjunto de práticas por meio das quais significados são produzidos e compartilhados em um grupo, a cultura evidencia-se no respeito e no acolhimento das manifestações culturais dos estudantes, por mais desprestigiadas que sejam.

Quais são as teorias do currículo?

Do ponto de vista acadêmico, podemos classificar as teorias do currículo em três tipos: teorias tradicionais, teorias críticas e teorias pós-críticas. Em vista disso, faremos a discussão de cada uma delas para assim compreendermos a relação entre o currículo e os processos de ensino-aprendizagem.

Quais são as três teorias do currículo de acordo com Silva?

Para Silva (2005, p. 17) as teorias do currículo se caracterizam pelos conceitos que enfatizam. São elas: Teorias Tradicionais: (enfatizam) ensino - aprendizagem-avaliação – metodologia- didática-organização – planejamento- eficiência- objetivos.

O que é currículo de acordo com a LDB?

Conjunto de dados relativos à aprendizagem escolar, organizados para orientar as atividades educativas, as formas de executá-las e suas finalidades. A Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB), de 1996, orienta para um currículo de base nacional comum para o ensino fundamental e médio. ...

O que é o sistema escolar brasileiro?

É a forma de como se organiza a educação regular no Brasil. A atual estrutura do sistema educacional regular compreende a educação básica – formada pela educação infantil, ensino fundamental e ensino médio – e a educação superior. ...

Qual é a relação do currículo com o poder?

O Currículo, não é imparcial, é social e culturalmente definido, reflete uma concepção de mundo, de sociedade e de educação, implica relações de poder, sendo o centro da ação educativa. ... O currículo é um instrumento político que se vincula à ideologia, à estrutura social, à cultura e ao poder.

O que é currículo e cultura?

Quando se entende um currículo como um conjunto de práticas por meio das quais significados são produzidos e compartilhados em um grupo, a cultura evidencia-se no respeito e no acolhimento das manifestações culturais dos estudantes, por mais desprestigiadas que sejam.