:

Como é feita a cirurgia Norwood?

Como é feita a cirurgia Norwood?

O procedimento “clássico” de Norwood consiste em septectomia atrial, reconstrução da aorta ascendente e arco aórtico, criação de retorno pulmonar venoso ilimitado por meio de uma grande comunicação atrial e implantação de anastomose sistêmico-pulmonar (Figura 1).

O que é a cirurgia de Glenn?

A operação de Glenn bidirecional tem como objetivo aumentar a oxigenação sanguínea, reduzindo a sobrecarga de volume do ventrículo direito e aumentando o fluxo coronariano, decorrente da redução da pressão arterial diastólica, para que posteriormente seja feita a operação de Fontan.

O que é procedimento híbrido?

Esses procedimentos híbridos são realizados com o coração da criança batendo, sem a necessidade da assistência da circulação extracorpórea (desvio do sangue para uma máquina que realiza todo o trabalho do coração e do pulmão enquanto o cirurgião faz os reparos necessários no órgão).

Como é feita a cirurgia de Fontan?

Introducão: A cirurgia de Fontan ou conexão cavo-pulmonar total é o último procedimento de uma estratégia estadiada, empregada no tratamento de cardiopatias congênitas complexas com ventrículo único anatômico ou funcional (também chamada de cardiopatia congênita com coração univentricular).

O que significa Norwood?

Home Categoria geral Norwood ou cirurgia híbrida para a hipoplasia do coração esquerdo? A síndrome do coração esquerdo hipoplásico é um dos defeitos cardíacos mais complexos vistos no recém-nascido e continua sendo provavelmente o mais desafiador.

O que é ventrículo único?

Derivação cardíaca direita. O termo ventrículo único refere-se às anomalias cardíacas congênitas nas quais há uma única câmara ventricular funcional de onde se originam os vasos de base. Pode ocorrer devido à falha da septação ventricular ou hipoplasia de um dos ventrículos.

O que é síndrome da hipoplasia do coração esquerdo?

A síndrome de hipoplasia do coração esquerdo (SHCE) é formada por uma série de anomalias cardíacas que resultam no subdesenvolvimento das estruturas no lado esquerdo do coração. Caracteriza-se pela atresia aórtica ou estenose grave com hipoplasia ou ausência do ventrículo esquerdo1.

É possível viver com meio coração?

Criança surpreende os médicos ao viver apenas com metade do coração.

O que é cardiopatia congênita grave?

A cardiopatia congênita é um grupo de anormalidades na estrutura do aparelho cardiocirculatório, secundária a uma alteração no desenvolvimento embrionário, que pode surgir nas primeiras oito semanas da gestação, quando se forma o coração do bebê, causando insuficiência circulatória e respiratória, o que pode ...

O que causa Shce?

A SHCE ocorre em até quatro em cada 10.000 nascidos vivos. A síndrome compreende 8% dos casos de cardiopatia congênita. É uma das três principais anomalias do coração a causar problemas em recém-nascidos. É resultado do subdesenvolvimento anormal de partes do coração fetal durante as primeiras oito semanas de gravidez.

O que significa síndrome da hipoplasia?

A síndrome de hipoplasia do coração esquerdo (SHCE) é formada por uma série de anomalias cardíacas que resultam no subdesenvolvimento das estruturas no lado esquerdo do coração. Caracteriza-se pela atresia aórtica ou estenose grave com hipoplasia ou ausência do ventrículo esquerdo1.

Quanto tempo vive uma pessoa com meio coração?

Uma menina que nasceu com a metade direita do coração pouco desenvolvida surpreendeu os médicos ao sobreviver sem tratamento até ser diagnosticada, com 4 meses de vida. A maioria dos cerca de 600 bebês com a doença por ano na Grã-Bretanha morrem alguns dias após o nascimento.

O que são os ventrículos?

Designação dada a cavidades situadas no interior de certos órgãos. Que é um pequeno e estreito espaço situado entre as camadas do septum lucidum. Cada uma das duas cavidades situadas na porção inferior do coração.

O que é ventrículo direito e ventrículo esquerdo?

O ventrículo direito bombeia o sangue que recebe sob a baixa pressão através da artéria pulmonaa nos pulmões. O ventrículo esquerdo é a câmara correspondente do inferior esquerdo do coração que recebe o sangue oxigênio-rico do vestíbulo esquerdo que retorna dos pulmões.

O que é cardiopatia Shce?

A síndrome da hipoplasia do coração esquerdo (SHCE) é uma cardiopatia congênita que apresenta grande espectro morfológico com estenose ou atresia da valva mitral e estenose ou atresia da valva aórtica, associados a vários graus de hipoplasia do ventrículo esquerdo.

O que é hipoplasia do coração?

A síndrome da hipoplasia do coração esquerdo causa insuficiência cardíaca, um quadro clínico em que o coração bombeia uma quantidade de sangue menor que a normal, acabando em morte. O diagnóstico é realizado mediante ecocardiograma.

O que é síndrome do meio coração?

A síndrome do "meio coração" é do nome popular da Hipoplasia do Coração Esquerdo (SHCE). De acordo com artigos médicos, ela é formada por uma série de anomalias cardíacas que resultam no subdesenvolvimento das estruturas no lado esquerdo do coração.

Qual a cardiopatia congênita mais grave?

Em alguns casos, a cardiopatia congênita não causa sintomas. Existem diferentes tipos de cardiopatias, que podem ser leves e só serem descobertas na idade adulta, até as mais graves, que são as cardiopatias cianóticas, capazes de causar alteração do fluxo de sangue para o corpo.