:

Como citar Código de Ética Odontológico?

Como citar Código de Ética Odontológico?

REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICAS:
  1. Conselho Federal de OdontologiaCódigo de Ética Odontológico – Rio de Janeiro, CFO 2003.
  2. KORTE G. Iniciação à ética. ...
  3. MARCOS B. Ética e Profissionais de Saúde. ...
  4. SAMICO AHR, MENDES JDV, SILVA M. ...
  5. ARBENZ, Guilherme O. ...
  6. SILVA, Moacyr. ...
  7. BOWERS, C.M. Manual of Forense Odontology.

Quais são os principais pontos do Código de Ética na Odontologia?

Ele estabelece que o cirurgião-dentista não pode, em hipótese alguma: fazer referência a casos clínicos identificáveis; mostrar imagens do paciente ou de qualquer elemento que permita sua identificação em meios de comunicação; negligenciar a orientação de seus colaboradores quanto ao sigilo profissional.

O que é o Código de Ética Odontológica?

O Código de Ética Odontológica regula os direitos e deveres do cirurgião-dentista, profissionais técnicos e auxiliares, e pessoas jurídi- cas que exerçam atividades na área da Odontologia, em âmbito público e/ou privado, com a obrigação de inscrição nos Conselhos de Odontolo- gia, segundo suas atribuições específicas.

Qual a finalidade do Código de Ética Odontológico?

O Código de Ética Odontológico serve como um manual para orientar os profissionais da área de odontologia sobre como proceder em diversas situações, inclusive durante os tratamentos odontológicos. O documento tem a finalidade de garantir a segurança dos dentistas e pacientes na hora da contratação de serviços.

Como fazer referência de um código de ética?

Código de ética médica. Resolução nº 1.246/88. Brasília: Tablóide, 1990. CONSELHO FEDERAL DE MEDICINA (CFM - Brasil).

O que é permitido pelo Código de Ética nas propagandas em Odontologia?

De acordo com o código de ética, a comunicação e divulgação devem ter: Nome e o número de inscrição da pessoa física ou jurídica. Nome representativo da profissão de cirurgião-dentista e também as demais profissões auxiliares regulamentadas. Pessoas jurídicas devem ter o nome e o número do responsável técnico.

Quais são penalidades previstas para quem não cumpre o Código de Ética Odontológica?

São penalidades prevista no Código de Ética Odontológica, EXCETO:
  • Advertência Confidencial, em Aviso Reservado.
  • Cassação do exercício profissional ad referendum do Conselho Federal.
  • Censura Pública, em Publicação Oficial.
  • Suspensão do exercício profissional até noventa dias.

Qual a importância do código de ética?

Código de ética ou guia de conduta Serve para orientar as ações de seus colaboradores e explicitar a postura da empresa em face dos diferentes públicos com os quais interage. É um instrumento que serve de inspiração para as pessoas que aderem a ele e se comprometem com seu conteúdo.

O que é código CFO?

O Código de Ética Odontológica regula os direitos e deveres dos profissionais, das entidades e das operadoras de planos de saúde, com inscrição nos Conselhos de Odontologia, segundo suas atribuições específicas.

Quais os deveres do responsável técnico de acordo com o CEO?

Ao responsável técnico cabe a fiscalização técnica e ética da empresa pela qual é responsável, devendo orientá-la, por escrito, inclusive sobre as técnicas de propaganda utilizadas.

O que o dentista não pode fazer?

O que não pode ser feito?
  • Publicar vídeos sensacionalistas.
  • Autopromoção e concorrência desleal.
  • Divulgar preços, modalidades de pagamento ou serviços gratuitos.
  • Criticar técnicas utilizadas por outros profissionais como inadequadas ou ultrapassadas.
  • Divulgar técnicas, terapias e área de atuação sem comprovação científica.

Como referenciar Fundação Oswaldo Cruz?

Fonte: Retirado de Farmanguinhos, Fiocruz (2008) FUNDAÇÃO OSWALDO CRUZ (Fiocruz), Ministério da Saúde, Brasil.

Como referenciar o código de ética do serviço social?

REFERENCIAS: CONSELHO FEDERAL DE SERVIÇO SOCIAL (CFESS). Código de ética Profissional do Assistente Social. Brasília, 1993.

Quais as exigências do Crô para os anúncios de Especialidades Odontológicas em placas e cartões?

É permitido incluir as especialidades e títulos de formação reconhecidos e registrados pelo CFO (Conselho Federal de Odontologia), qualificação profissional de 'clínico geral', adicionar logomarca e/ou logotipo e outros dados (endereço, telefone, credenciais, convênios, e-mail e horários de atendimento).

O quê dentista não pode divulgar?

O QUE NÃO PODE SER FEITO Acompanhe: anunciar tratamentos que ainda não foram comprovados cientificamente; realizar consultas odontológicas e diagnósticas por meio de veículos de comunicação (é permitida a participação em programas e eventos, desde que o caráter da informação seja unicamente educativo);

São penalidades previstas no Código de Ética?

Entre elas, destacam-se questões como multas, advertência reservada, censura reservada, censura pública, suspensão do exercício profissional e cancelamento do registro profissional.

Quais implicações de uma infração ética para o cirurgião-dentista?

As sanções que poderão ser aplicadas, no âmbito administrativo, pelo Conselho Regional de Odontologia, são: advertência confidencial, em aviso reservado; censura confidencial, em aviso reservado; censura pública, em publicação oficial; suspensão do exercício profissional até 30 (trinta) dias; cassação do exercício ...

Qual a importância do código de ética para o exercício profissional?

O código de ética padroniza o exercício da profissão e as condutas que devem ser seguidas. Seu objetivo é garantir tanto a segurança dos profissionais, como da população que entra em contato com eles. Os profissionais que não respeitam os princípios estabelecidos podem ser punidos.

Qual é a finalidade do código de ética profissional?

De acordo com Fernando Bacellar, "o código de ética é basicamente um código que normatiza de acordo com os princípios de determinada profissão o que são dever e direitos de cada profissão para que possa harmonizar as relação sociais entre as pessoas".

Quais são as responsabilidades éticas do responsável técnico?

O Responsável Técnico deve exercer sua profissão com total responsabilidade, honra e dignidade, comprometendo-se com a satisfação dos clientes sob seu atendimento, utilizando todos os recursos disponíveis, dominando e aprimorando seus conhecimentos técnico-científicos em benefício do cliente, da Administração e da ...