:

Como faço pra tirar o ASO?

Como faço pra tirar o ASO?

Geralmente, o atestado de saúde ocupacional é feito e emitido por um médico do trabalho. Porém, é possível que um médico de outra especialidade ou clínico geral faça o ASO, esde que esteja devidamente registrado no Conselho Regional de Medicina vigente da localidade onde trabalha.

O que deve ter no Aso?

Quais informações devem constar no ASO?
  • Nome completo do trabalhador;
  • Número do registro de identidade;
  • Função na empresa;
  • Histórico de saúde;
  • Riscos ocupacionais que existem na função exercida por ele ou os que estão ausentes – de acordo com as instruções técnicas da Secretaria de Segurança e Saúde no Trabalho (SSST);

Quais risco tenho que colocar no Aso?

Resposta: perigo de ACIDENTES, com combustíveis, inflamáveis, radiações ionizantes e eletricidade (conforme os anexos da NR-16).

Quem paga o Atestado de Saúde Ocupacional?

Quem paga o exame admissional? A lei diz que todos os procedimentos relacionados ao Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional (PCMSO) – exame médico admissional, periódico, retorno ao trabalho, mudança de função e demissional – devem ser do empregador. Ou seja, a empresa deve arcar com estes exames.

Quanto tempo demora para o ASO ficar pronto?

Não há um prazo para admissão após exame admissional, mas o ideal é que a empresa espere os resultados para efetivar a contratação do funcionário. O indicado é que colaborador faça o exame de 5 a 10 dias antes de começar suas atividades. A data limite para realizar o exame é de 15 dias após a contratação.

Quais são os exames realizados no Aso?

Quais são os exames ASO obrigatórios?
  • Exames periódicos. Os exames periódicos servem para fazer o acompanhamento da saúde do colaborador e verificar se a função exercida está desencadeando algum problema de saúde. ...
  • Exame de mudança de função. ...
  • Exame de retorno ao trabalho. ...
  • Exame demissional.

O que é Aso e quais informações Esse documento deverá conter?

O Atestado ASO (Atestado de Saúde Ocupacional) é um documento emitido por um médico especializado em medicina do trabalho. Este documento visa atestar a condição do funcionário como apto ou inapto a realizar determinada ação.

Que elementos são obrigatórios no Aso para identificar o trabalhador?

16) Que elementos são obrigatórios no ASO para identificar o trabalhador? Resposta: Nome completo do trabalhador, número de registro de sua identidade e sua função.

Quem pode emitir atestado de saúde ocupacional?

Quem pode emitir? O Atestado de Saúde Ocupacional costuma ser elaborado e emitido por um médico do trabalho, mas também poderá ser emitido e assinado por um médico clínico, registrado no Conselho Regional de Medicina de onde realiza a consulta.

Quem paga o exame admissional 2021?

Portanto, o exame admissional é requisito obrigatório que deve ser atendido quando se deseja contratar um empregado e deve ser pago pelo empregador.

Quem pode dar atestado de Saúde Ocupacional?

Quem pode emitir? O Atestado de Saúde Ocupacional costuma ser elaborado e emitido por um médico do trabalho, mas também poderá ser emitido e assinado por um médico clínico, registrado no Conselho Regional de Medicina de onde realiza a consulta.

Quantos dias após o exame admissional Deve-se registrar a CTPS?

48 horas O empregador tem a obrigação de anotar a CTPS do empregado no máximo após 48 horas de sua contratação, e caso isto não ocorra pode-se considerar a ocorrência de uma fraude às normas trabalhistas brasileiras, a qual deve ser denunciada ao Ministério do Trabalho.

Qual o tempo para fazer exame periódico?

Todos os trabalhadores precisam passar pelo exame periódico no máximo a cada dois anos. Dependendo da exposição a riscos, esse intervalo deve ser ainda menor.

Quais são os exames médicos obrigatórios segundo a NR 07?

Segundo o texto, todos os funcionários devem passar pelos exames médicos admissional, demissional, periódico, de retorno ao trabalho e de mudança de função. Ao final de cada exame, o médico responsável emite um atestado de saúde ocupacional (ASO), que é assinado pelo coordenador do PCMSO.

Quais exames admissionais reprovam?

A primeira coisa que você precisa saber é que o Ministério do Trabalho proíbe qualquer tipo de exame que possa provocar discriminação a um determinado candidato. Por isso, testes de HIV, gravidez, dentre outros, não podem ser feitos numa clínica de saúde ocupacional.

Quais são os tipos de Aso?

Existem 5 tipos de atestado ASO que podem ser requeridos pela empresa:
  • Admissional;
  • Demissional;
  • Periódico;
  • Mudança de função;
  • Retorno ao trabalho.

O que é Aso em quantas vias dever ser emitida?

O ASO deverá ser emitido em duas vias. A primeira via ficará arquivada no local de trabalho e a segunda, será obrigatoriamente entregue ao trabalhador, mediante recibo na primeira via.

O que reprova no exame de sangue admissional?

Tanto a gravidez quanto doenças preexistentes, como HIV, não podem ser atestados em um exame admissional, e caso seja solicitado, o Ministério do Trabalho pode ser acionado, principalmente se for comprovado que foi excluído da vaga por conta do resultado do exame atestando uma das condições sinalizadas.

Quem pode dar atestado médico admissional?

Quais são os exames admissionais obrigatórios? Antes de qualquer informação é importante deixar claro que qualquer exame dessa categoria — admissional ou demissional — só pode ser realizado por um médico especializado em medicina do trabalho.

Tem que pagar exame admissional?

Portanto, o exame admissional é requisito obrigatório que deve ser atendido quando se deseja contratar um empregado e deve ser pago pelo empregador.