:

Quais são os tipos de tratamentos termoquímicos?

Quais são os tipos de tratamentos termoquímicos?

8 - Tratamentos termoquímicos: cementação, nitretação e carbonitretação
  • Cementação (Carbonetação) ...
  • Cementação Sólida. ...
  • Cementação Gasosa. ...
  • Cianetação Líquida. ...
  • Nitretação. ...
  • Nitrocarbonetação.

Quais são os 3 tratamentos Termoquimicos?

Tratamentos termoquímicos são processos que visam a adição, por difusão, de carbono, nitrogênio ou boro na superfície do aço....Os processos utilizados são:
  • Cementação;
  • Nitretação;
  • Cianetação;
  • Carbonitretação;
  • Boretação.

O que é Cianetacao?

CIANETAÇÃO. É um processo de transferência simultânea de carbono e nitrogênio, realizados em banhos de sal a uma temperatura de aproximadamente, 850ºC, cuja camada não ultrapassa 0,35mm. As reações do processo são: a) Cianeto de sódio se oxida passando a cianato de sódio.

O que é tratamento Termofisico?

Consiste em aquecer a peça a uma temperatura adequada, seguindo-se de um resfriamento lento. O objetivo deste tratamento é de conferir uma dureza baixa e uma ductilidade alta.

Como é feito o processo de cementação?

Cementação é um processo em que metais ferrosos são colocados em contato com ambiente rico em carbono, o que permite anexar carbono na superfície do metal por difusão, criando um gradiente de concentração de carbono entre a superfície e o interior do metal.

Quais são os principais tratamentos térmicos?

Tratamento Térmico é um aquecimento e resfriamento realizado nos metais com o intuito de alterar as suas propriedades físicas e mecânicas, sem mudar a forma do produto. Entre os tratamentos térmicos podemos citar: recozimento, normalização, austêmpera, martêmpera, têmpera e revenido.

Qual é o objetivo da nitretação?

Processo de nitretação é o procedimento que aufere a conexão do nitrogênio a um metal, objetivando torná-lo mais duro. Trata-se de uma técnica industrial que produz cementação, em que inclui a formação de uma pequena camada de liga robusta na parte externa do objeto metálico.

Qual o principal objetivo da cementação?

O tratamento termoquímico de cementação é um dos tratamentos em aço mais antigos. Tem como objetivo aumentar a dureza e a resistência da superfície do aço, deixando o núcleo da peça tenaz.

Qual o objetivo do tratamento Termoquimico?

Como a difusão desses elementos nos aços só é significativa em altas temperaturas (5ºC), o tratamento é denominado termoquímico. O objetivo principal é aumentar a dureza e a resistência ao desgaste da superfície, ao mesmo tempo em que o núcleo do material se mantém dútil.

Como funciona um tratamento térmico?

O tratamento térmico pode ser definido como resfriamento ou aquecimento controlado dos metais, sua finalidade é alterar as propriedades mecânicas e físicas do material, mas sem alterar o produto final.

Como é realizado o processo de cementação em quais tipos de aços ele é aplicado?

Geralmente, o processo de cementação é realizado em peças com um baixo teor de carbono, variando entre 0,2% e 0,3%. Para a realização do processo de cementação, a peça é envolvida em um meio rico em carbono, sendo aquecida durante determinado período de tempo, a uma temperatura específica.

Como ocorre o processo de Descarbonetação?

Descarbonização ocorre quando o metal é aquecido a temperaturas de 700 °C ou acima, quando o carbono no metal reage com os gases contendo oxigênio ou hidrogênio. ...