:

O que é literatura fantástica exemplos?

O que é literatura fantástica exemplos?

Obras famosas desse subgênero são: “O Senhor dos Anéis”, de J. R. R. Tolkien; “Harry Potter”, de J. K. Rowling; “As Crônicas de Nárnia”, de C.S. Lewis; e “A Guerra dos Tronos”, de George R. R. Martin. Já o Terror tem a capacidade de provocar o medo, de aterrorizar o leitor.

O que é literatura fantástica Todorov?

Para Todorov, um evento fantástico só ocorre quando há a dúvida se esse evento é real, explicado pela lógica, ou sobrenatural, ou seja, regido por outras leis que desconhecemos. “Há um fenômeno estranho que se pode explicar de duas maneiras, por meio de causas de tipo natural e sobrenatural.

O que é uma literatura fantástica e ou gótica?

A literatura gótica é uma vertente literária que representa o Romantismo mais direcionado ao mistério e ao lado obscuro. ... A loucura é comum dentro da literatura gótica. É ligada, geralmente, à fantasia, e à literatura fantástica.

Como surgiu a literatura fantástica?

A literatura fantástica nasceu em meados do século XVIII estendendo-se ao século XIX, quando a metafísica do real e do imaginário adquire consistência com o positivismo. E se instaura na hesitação entre essas duas extremidades.

O que é insólito na literatura?

das temáticas dos contos é a irrupção do insólito como possível resposta aos anseios e medos das personagens. Tal irrupção se dá em um espaço que intercede realidade e fantasia. ... Palavras-chave: Fantástico; Espaço; Insólito.

Para que serve a literatura fantástica?

O estudioso Tzevtan Todorov publica Introdução à Literatura Fantástica, obra que apresenta uma das funções fundamentais do gênero fantástico: a hesitação entre a realidade e a fantasia que a narrativa deve provocar no leitor.

O que caracteriza a literatura gótica?

A literatura gótica é uma mistura do estilo romanesco e o romance, na qual o clima de terror, suspense e aflição prevalecem. No livro de Walpole, o cenário tipicamente gótico começa a aparecer com seus castelos medievais, passagens secretas, quadros que se movem, ruídos inexplicáveis.

O que seria o Romantismo Gotico?

Género de romance, cultivado mais significativamente em Inglaterra e nos Estados Unidos da América, nos séculos XVIII e XIX, onde a presença de elementos sobrenaturais e criaturas grotescas cria uma atmosfera de mistério e terror.

O que estimulou o desenvolvimento de uma literatura fantástica?

A Idade Média com suas narrativas míticas e fantásticas é solo fértil para o desenvolvimento e a difusão do gênero. A configuração geográfica da Europa do século XVIII com seus castelos góticos e sombrios e a vegetação gélida e escura cria um cenário narrativo ideal para as histórias fantásticas.

Quem criou a ficção científica?

O Gênero Ficção Científica surgiu ao final do século 19, com os romances científicos de Júlio Verne, cuja ciência estava ao nível da invenção, e com as novelas científicas de crítica social de H. G. Wells.

O que é o insólito ficcional?

Sob a denominação abrangente de insólito ficcional se podem abrigar o fantástico – seja o gênero, seja especialmente o modo –; o maravilhoso – clássico, medievo, moderno ou contemporâneo –; o estranho – aquele de Freud trata em seu ensaio “Das Unheimliche” ou o que Todorov apresenta como contíguo ao fantástico –; o ...

Quais as características da literatura fantástica?

O conto fantástico ou literatura fantástica é um gênero textual que caracteriza-se pela presença de elementos inusitados, incomuns ou sobrenaturais. Trata-se de uma narrativa literária de curta duração, com quantidade reduzida de personagens e histórias que aliam ficção e realidade.

Qual o elemento principal do gênero fantástico?

No gênero fantástico, os textos são pautados numa realidade não lógica. Ou seja, a narrativa se desenrola num mundo irreal ou universo onírico, marcado pelo absurdo, a inverossimilhança e situações e ações extraordinárias. ... Provocam sensações de “estranhamento” no leitor, por meio da ruptura realidade-ficção.

Como se caracteriza o romance gótico?

Género de romance, cultivado mais significativamente em Inglaterra e nos Estados Unidos da América, nos séculos XVIII e XIX, onde a presença de elementos sobrenaturais e criaturas grotescas cria uma atmosfera de mistério e terror.

O que caracteriza a prosa Gotica?

A literatura de tradição gótica é representada por alguns escritores do Romantismo que se posicionaram contra os valores racionalistas e materialistas da sociedade burguesa e se identificaram com um ambiente satânico, misterioso, de morte, sonho e loucura, criando então uma literatura fantasiosa.

Quais as principais características do romance gótico?

Literatura Gótica Uma das principais características dos romances de estilo gótico é a exploração de personagens melodramáticas. O enredo é cheio de mistérios, terror e cenários noturnos e sobrenaturais. ... De suas obras em estilo gótico temos: o romance “O Retrato de Dorian Gray” e a novela “O Fantasma de Canterville”.