:

Quem fez curso técnico conta para aposentadoria?

Quem fez curso técnico conta para aposentadoria?

Conforme o art. 76 e seguintes, conta para aposentadoria “o tempo de aprendizado profissional realizado como aluno aprendiz, em escolas industriais ou técnicas”, além daquele em escolas de empresas ferroviárias.

Como averbar tempo de Serviço escola técnica no INSS?

Para poder incorporar este tempo, primeiramente deverá figurar no seu CNIS (extrato previdenciário) o lapso em que esteve na escola técnica, e então, o mesmo deve ser aceito e validado pelo INSS.

Como averbar tempo de aluno aprendiz na Previdência Social?

Comprovação
  1. A averbação do tempo de aprendiz é feita por meio da Certidão de Tempo de Aluno-Aprendiz.
  2. O documento é fornecido pela escola onde a atividade profissional foi exercida pelo estudante.

Como averbar tempo de Guardinha?

O tempo de serviço de “guarda mirim” pode ser computado como tempo de serviço para fins previdenciários desde que comprovado documentalmente, situação presente no caso em apreço.

O que é o CNIS?

Serviço para pedir o documento que mostra todas as contribuições previdenciárias registradas no Cadastro Nacional de Informações Sociais (CNIS), em nome da pessoa.

O que faz o aluno aprendiz?

O Aluno Aprendiz recebe formação escolar e, após este período, passa por prática profissional supervisionada. É possível atuar na área administrativa ou técnica.

Não é possível a contagem do tempo como estudante como aluno-aprendiz para aposentadoria ainda que tenha ocorrido simultaneamente?

Com isso, a TNU também decidiu alterar a redação da Súmula 18, que agora conta com a seguinte redação: “para fins previdenciários, o cômputo do tempo de serviço prestado como aluno-aprendiz exige a comprovação de que, durante o período de aprendizado, houve simultaneamente: (i) retribuição consubstanciada em prestação ...

Como funciona aluno aprendiz?

O Aluno Aprendiz recebe formação escolar e, após este período, passa por prática profissional supervisionada. É possível atuar na área administrativa ou técnica.

Como comprovar trabalho infantil para aposentadoria?

A forma de comprovação desse período de trabalho rural exercido pelo menor pode ser feita através de testemunhas ou de documentos que atestam que ele estava, de fato, realizando atividades rurais.

Quem tem o CNIS?

É um banco de dados do governo federal criado em 1989 que armazena informações trabalhistas e previdenciárias dos trabalhadores brasileiros. O CNIS contém dados dos vínculos empregatícios desde 1976, as remunerações mensais a partir de 1990 e os recolhimentos dos contribuintes individuais desde 1979.

Quanto ganha aluno aprendiz?

O salário médio nacional de um Aluno Aprendiz é de R$ 1.632 por mês em Brasil.

O que é aprendiz bolsista?

Ao trabalhar como Jovem Aprendiz, uma boa ideia é estudar as oportunidades de bolsas de estudos para começar sua carreira. ... O FNDE, sigla para Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação, pode conceder bolsas para um jovem aprendiz que atende a regulamentação e critérios de participação do Ministério da Educação.

Pode juntar tempo de contribuição como jovem aprendiz mais outro período normal?

“É permitida a contagem, como tempo de contribuição, do tempo exercido na condição de aluno-aprendiz referente ao período de aprendizado profissional realizado em escolas técnicas, desde que comprovada a remuneração, mesmo que indireta, à conta do orçamento público e o vínculo empregatício.”

O que é o aluno aprendiz bolsista?

Os alunos aprendizes recebem no primeiro ano (12 meses) uma bolsa de estudos que corresponde a um salário mínimo e, no segundo, a bolsa de estudo passa para um salário mínimo e meio. Além disso, os aprendizes receberão como benefícios plano de saúde e odontológico, vale alimentação, vale transporte e vale refeição.