:

O que é período de latencia de um medicamento?

O que é período de latencia de um medicamento?

A velocidade com a qual uma droga atinge seu local de ação depende da sua taxa de absorção e sua taxa de distribuição, que determinam diretamente o período de latência do referido fármaco (tempo percorrido desde a administração do fármaco em um determinado local até a manifestação de seu efeito terapêutico).

O que é tempo de meia-vida de um medicamento?

A meia-vida (t 1/2): é o tempo gasto necessário para que a quantidade de uma matéria se reduza à metade. Mais especificamente, quando tratamos de medicamentos dizemos que a meia-vida é o tempo gasto para que a concentração plasmática de um fármaco no organismo se reduza à metade.

O que é pico plasmático?

Os parâmetros farmacocinéticos de maior relevância são: o pico plasmático, que representa a concentração máxima (Cmax); a meia-vida (t1/2), que é o tempo que uma droga leva para redu- zir sua concentração plasmática à metade, independe da dose administrada; e a área sob curva (AUC, do inglês area under the curve),(7) ...

Quais as vantagens e desvantagens da via endovenosa?

A via intravenosa tem como vantagem a obtenção rápida de efeitos, a possibilidade de administração de grandes volumes, em infusão lenta, e de substancias irritantes. Tem como desvantagem riscos de embolia, infecções por contaminação, sendo imprópria para substancias oleosas ou insolúveis (SPINOSA et al., 1999).

Qual via tem maior biodisponibilidade?

Além disso, as vias parenterais têm maior biodisponibilidade e não estão sujeitas à biotransformação de primeira passagem ou ao meio GI agressivo. Elas também asseguram o melhor controle sobre a dose real de fármaco administrada ao organismo.

Quais são as fases da farmacocinética descreve as?

As fases da farmacocinética são: absorção, distribuição, biotransformação, biodisponibilidade e excreção.

Como calcular o tempo de meia vida do fármaco?

Pode ser determinada através da seguinte equação: kel = 0,693 / t1/2, em que t1/2 é o tempo de meia vida do fármaco. O tempo de meia vida (t1/2) é o tempo que demora a que a concentração plasmática do fármaco seja reduzida para metade da concentração inicial (50%).

O que é a meia vida?

1. [ Farmácia ] Tempo necessário para que a concentração de uma substância no organismo seja reduzida para metade (ex.: meia-vida do fármaco; meia-vida longa). ... Plural: meias-vidas.

Qual a via de administração que tem biodisponibilidade 100%?

A administração intravenosa de medicamentos é considerada como tendo 100% de biodisponibilidade, porque eles não passam pelo estômago.

Quais as vantagens da via ocular?

Via oral (VO)
VantagensDesvantagens
Facilidade para administração.Paladar desagradável de alguns medicamentos.
Dispensa acompanhamento de profissional qualificado.Incerteza de dosagem absorvida pelo organismo.
Baixo custo financeiro.A ação da droga não é imediata, necessitando absorção gástrica ou enteral.
Mais 1 linha

Quais são as complicações da via endovenosa?

Entre as principais complicações predominam-se os hematomas, infiltrações, extravasamento, oclusão, infecção local, trombose e flebite.

Qual é a via de administração mais rápida?

Quando um medicamento é administrado por via intravenosa, ele chega imediatamente à corrente sanguínea e tende a apresentar efeito mais rapidamente do que quando administrado por qualquer outra via.

O que é fase farmacodinâmica?

Fase Farmacodinâmica: Estuda a interação de um fármaco específico com seu receptor, ou seja, a ação do fármaco em seu sítio receptor com as alterações moleculares e celulares correspondentes (efeito farmacológico), o que culmina no aparecimento do efeito terapêutico requerido.