:

Qual o medicamento usado para transtorno bipolar?

Qual o medicamento usado para transtorno bipolar?

Os brasileiros que sofrem Transtorno Afetivo Bipolar (TAB) contarão com a linha completa de tratamento para a doença após a incorporação dos medicamentos Clozapina, Lamotrigina, Olanzapina, Quetiapina e Risperidona.

Quem tem transtorno bipolar pode tomar antidepressivo?

Ainda que seja um tipo de depressão, a que ocorre no transtorno bipolar não deve ser tratada com antidepressivos. "É arriscado porque pode induzir a episódios de ciclos rápidos e mistos, que são acentuados ao risco de suicídio", diz Del Porto.

Qual o fármaco psicoativo estabilizador do humor que pode ser indicado para adulto com transtorno bipolar?

Os novos antipsicóticos como a risperidona e olanzapina podem ter efeito estabilizador do humor.

Por que os antidepressivos não devem ser utilizados no tratamento do transtorno bipolar?

Os antidepressivos estão associados a um aumento no risco de indução de mania. Este risco pode variar dependendo da droga utilizada. Portanto, os antidepressivos devem ser utilizados em pacientes bipolares considerado-se tanto a eficácia clínica como os potenciais efeitos sobre o curso da doença.

Qual melhor estabilizador humor?

As melhores alternativas recaem sobre a Quetiapina, o Lítio, e a Lamotrigina, podendo combiná-los se necessário. A eletroconvulsoterapia também é uma boa alternativa. Se houver ideação suicida, e não houver contra-indicações ao seu uso, o lítio está mais indicado.

Qual é o risco relacionado à utilização de antidepressivos em monoterapia por pacientes portadores de transtorno bipolar?

Os antidepressivos estão associados a um aumento no risco de indução de mania. Este risco pode variar depen- dendo da droga utilizada. Portanto, os antidepressivos devem ser utilizados em pacientes bipolares considerado- se tanto a eficácia clínica como os potenciais efeitos sobre o curso da doença.