:

Qual é a regência do verbo agradar?

Qual é a regência do verbo agradar?

O verbo AGRADAR, no sentido de “ser agradável, ter agradado, deixar satisfeito...”, é transitivo indireto. A regência exige a preposição A: “O jogo agradou ao torcedor.” O verbo AGRADAR é transitivo direto (sem preposição) quando usado no sentido de “fazer agrado”.

Qual a regência do verbo assistir no sentido de morar?

O verbo assistir estabelece regência com a preposição em, atuando como um verbo transitivo indireto com o seguinte sentido: Quando indica o ato de residir em um lugar, sendo sinônimo de residir, morar, habitar,... Minha família assiste em Minas Gerais. Eu assisto em Petrópolis.

Como mudar a transitividade?

Ex: A mudança de transitividade verbal implica a mudança de significado. Quando expresso pelo sentido de “ter implicância, “embirrar”, classifica-se como transitivo indireto. Ex: Nossa! Não vejo o porquê de eles implicarem tanto com você.

Qual é a regência do verbo preferir?

O verbo preferir atua, principalmente, como verbo transitivo direto e indireto, com a regência da preposição a introduzindo o objeto indireto. Assim, preferimos alguma coisa a outra coisa. Preferir indica o ato de querer algo mais ou antes de outra coisa, bem como ao ato de escolher um entre vários.

Qual o sentido do verbo assiste?

No sentido de “ajudar, prestar assistência ou socorro, tratar”, o verbo assistir é transitivo direto, isto é, seu complemento não é precedido por preposição: Assistiu a doente assim como assiste muitas pessoas necessitadas.

Qual é o sentido do verbo assistir em cada trecho?

Em (1), o verboassistir” possui o sentido de “presenciar”, “estar presente”; em (2), o sentido expresso é “caber razão/direito a alguém”; e, em (3), é de “prestar assistência”, “ajudar”, “socorrer”.

Como a transitividade de um verbo pode mudar?

Define-se, em geral, a transitividade como incidência do sentido do verbo sobre o seu complemento. E raciocina-se assim: se o sentido do verbo incide diretamente sobre o seu complemento, o verbo é transitivo direto; se o sentido do verbo bate numa preposição, e é forçado a um desvio, o verbo será transitivo indireto.

Quando o verbo assistir é intransitivo?

Quando o verbo assistir significar “oferecer assistência; ajudar, acompanhar”: Como Verbo Transitivo Direito: o médico assiste o paciente. Como Verbo Transitivo Indireto: o médico assiste aos pacientes. Como Verbo Intransitivo: o médico assiste diariamente.

Qual sinônimo da palavra querer?

2 pretender, tencionar, intencionar, intentar, planear, planejar, pensar, contar, programar, projetar, ter em vista, cogitar.

Qual é a regência do verbo informar?

O verbo "Informar" é Bitransitivo, ou seja, é Transitivo Direto e Indireto. Em seu emprego é importante lembrar que, quando a pessoa é objeto direto, a coisa deverá ser objeto indireto e vice-versa, ou seja, informar alguém de alguma coisa ou informar a alguém alguma coisa.

Por que o uso do verbo assistir quanto a regência está incorreto?

(Fiocruz) Assinale a frase onde a regência do verbo assistir está errada. ... Isso porque o verbo "assistir" seguido de complemento com preposição (objeto indireto), tem o sentido de "ver". Seguido de complemento sem preposição (objeto direto), tem o sentido de "ajudar".

Qual sentido do verbo assistir nas duas situações?

O verbo assistir será transitivo direto quando tiver significado de ajudar, auxiliar, prestar assistência, socorrer. Portanto, sem preposição! O verbo assistir será transitivo indireto quando tiver significado de presenciar, comparecer, ver, estar presente, testemunhar, caber.