:

O que são transtornos fóbicos?

O que são transtornos fóbicos?

Transtornos fóbicos específicos consistem em medos persistentes, irracionais e intensos (fobias) de situações, circunstâncias ou objetos específicos. Os medos provocam ansiedade e esquiva.

Quais são os transtornos Fobicos?

Os transtornos fóbicos específicos envolvem uma ansiedade persistente, irreal e intensa, bem como medo de certas situações, circunstâncias ou objetos específicos. A ansiedade causada por um transtorno fóbico pode afetar a vida cotidiana, pois as pessoas tendem a evitar certas atividades e situações.

O que é o Transtorno fóbico ansioso?

Os transtornos fóbico-ansiosos são um conjunto de transtornos nos quais uma ansiedade é desencadeada exclusiva ou essencialmente por situações e/ou objetos que representem perigo real ou não, são suportados com sofrimento e/ou evitados.

Quais os sintomas do transtorno fóbico ansioso?

As preocupações da pessoa podem se manifestar com sintomas como palpitações, falta de ar, tremores, extremidades frias, etc, ou uma impressão de desmaio. Freqüentemente este tipo de ansiedade se associa com medo de morrer, de vir a passar muito mal, de perder o autocontrole ou de ficar louco.

O que são transtornos somatoformes?

Os transtornos de sintomas somáticos (TSS), anteriormente conhecidos como somatoformes, são caracterizados por um ou mais sintomas somáticos acompanhados por pensamentos excessivos, sentimentos e atitudes em relação aos sintomas somáticos, com procura significativa de atenção médica, em particular em departamentos de ...

O que é fobia simples?

Uma fobia específica ou simples é um medo ilógico causado pela presença de uma situação ou de um objeto particular. Este tipo de fobia é sabido para não causar suave ou nenhum perigo, e frequentemente torna-se durante a infância e torna-se menos severo como o indivíduo obtem mais velho.

O que é uma pessoa Fobica?

Relativo a fobia (ex.: distúrbio fóbico; estímulo fóbico; situação fóbica). ... Que ou quem sofre de fobia (ex.: pacientes fóbicos; a psicoterapia pode preparar o fóbico para enfrentar a sua fobia).

O que é transtorno fóbico ansioso da infância?

Transtorno caracterizado pela presença de medos da infância, altamente específicos de uma fase do desenvolvimento, e ocorrendo, num certo grau, na maioria das crianças, mas cuja intensidade é anormal.

Qual a diferença entre transtornos somatoformes e transtornos psicossomáticos?

O Transtorno Somatoforme Indiferenciado distingue-se do Transtorno de Somatização pela exigência, neste, de múltiplos sintomas com duração de vários anos e início antes dos 30 anos.

Quais são os tipos de transtornos somatoformes?

Os transtornos somatoformes podem ser divididos em:
  • Transtorno de somatização ou Síndrome de Briquet. ...
  • Transtorno hipocondríaco. ...
  • Transtorno neurovegetativo somatoforme. ...
  • Transtorno doloroso somatoforme persistente. ...
  • Transtorno dismórfico corporal. ...
  • Transtorno somatoforme indiferenciado. ...
  • Método diagnóstico alternativo.

Quais os sintomas da fobia?

Medos e fobias: sintomas
  • Vontade de evitar pessoas, situações ou algo que te deixa desconfortável;
  • Sensação de pânico, terror ou tremor incontrolável;
  • Sintomas de ansiedade com intensidade;
  • Taquicardia, problemas para respirar e sudorese;
  • Incapacidade de controlar o medo, mesmo sabendo que não há um risco real;

Como diagnosticar uma fobia?

De acordo com os critérios de DSM IV TR, o diagnóstico específico da fobia inclui perguntas como a presença de medo marcado e persistente que é excessivo ou ilógico, cued pela presença ou pela antecipação de um objeto ou de uma situação específica.

O que é transtorno da ansiedade na infância?

O transtorno de ansiedade social é o medo persistente de dificuldades, ridículo ou humilhação em ambientes sociais. As crianças afetadas evitam situações que possam provocar exposição social (como a escola). O diagnóstico é pela história. O tratamento é feito com terapia comportamental e os ISRS nos casos graves.

O que pode causar fobia social?

Quais são as causas da fobia social Uma experiência negativa e intensa com pessoas no passado; A tendência de ficar ansiosa ou muito nervosa; Alguns problemas físicos, como a insuficiência renal, ou. A mente pode aprender sozinha a sentir medo de pessoas.