:

Por que o Estado tem um feriado que comemora a deflagração da Revolução Constitucionalista de 1932?

Por que o Estado tem um feriado que comemora a deflagração da Revolução Constitucionalista de 1932?

O feriado de 9 de julho marca a data de início da Revolução Constitucionalista de 1932, uma revolta protagonizada pelo estado de São Paulo que buscava a derrubada do governo de Getúlio Vargas () e a convocação de uma Assembleia Constituinte.

Onde é feriado Revolução Constitucionalista de 1932?

Dia 9 de julho é feriado estadual em São Paulo, mas você já parou para pensar no que é comemorado nesta data? Na história paulista e brasileira, o dia marca o início do movimento conhecido como “Revolução Constitucionalista” ou “Revolução de 1932”.

O que é o feriado de 1932?

Nesta sexta-feira, dia 9 de julho, a Revolução Constitucionalista de 1932 completa 89 anos. A resposta dos paulistas ao autoritarismo iniciado no golpe de 1930, que deu início à era de Getúlio Vargas, geraram efeitos que são sentidos até hoje, mesmo que o patriotismo regional tenha diminuído.

Em quais Estados é feriado dia 9 de julho?

estado de São Paulo O feriado estadual de 9 de Julho, data em que é comemorada a Revolução Constitucionalista de 1932, nesta sexta-feira (9), não foi incluído no calendário de datas comemorativas antecipadas para conter o avanço da Covid-19 e está mantido tanto no estado de São Paulo quanto na capital paulista.

O que comemora feriado 9 de julho?

O feriado da Revolução Constitucionalista de 1932 não foi um dos antecipados no início do ano para conter o avanço da pandemia. Na sexta-feira (9) é celebrado o feriado de 9 de Julho, que comemora a Revolução Constitucionalista de 1932.

O que se comemora o feriado 9 de julho?

Em São Paulo, a data é nome de hospital a umas das avenidas mais importantes da cidade, homenageando o que os paulistas conhecem como “a Revolução Constitucionalista de 1932“. ...