:

Quais são os efeitos e consequências da ação dos agrotóxicos no meio ambiente e na saúde humana?

Quais são os efeitos e consequências da ação dos agrotóxicos no meio ambiente e na saúde humana?

Dependendo do tipo de agrotóxico ingerido pelo homem, ele pode sofrer graves danos de saúde e até mesmo morrer. Entre os problemas mais recorrentes estão as lesões nos rins, cânceres, redução da fecundidade, problemas no sistema nervoso, convulsões e envenenamento.

Quais são os problemas causados pelo agrotóxico?

Um dos problemas mais comuns é a contaminação do solo, de lençóis freáticos e de rios e lagos. Quando o agrotóxico é utilizado, ele chega ao solo e a chuva, ou o próprio sistema de irrigação da plantação, facilita a chegada dos pesticidas aos corpos de água, poluindo-os e intoxicando toda vida lá presente.

Em qual situação os agroquímicos podem ser maléficos ao meio ambiente?

111) a contaminação de alimentos, poluição de rios, erosão de solos e desertificação, intoxicação e morte de agricultores e extinção de espécies animais, são algumas da mais graves conseqüências da agricultura química industrial e do uso indiscriminado de agrotóxicos largamente estimulados nos últimos 25 anos.

Quais os agrotóxicos encontrados com mais frequência na água potável escolha 4 tipos e pesquise quais os danos causados à saúde humana?

Entre eles, o glifosato e o mancozebe, ambos associados a doenças crônicas, e o aldicarbe, proibido no Brasil e classificado pela Anvisa como “o agrotóxico mais tóxico registrado no país, entre todos os ingredientes ativos utilizados na agricultura”.

Como ocorre a contaminação dos agrotóxicos?

Os agrotóxicos se esvaem pelos rios, impregnam o solo e chegam às águas subterrâneas. ... Essa água repleta de inseticida contamina os seres vivos presentes na região, inclusive as plantas aquáticas. De acordo com sua influência e localização, o dano pode ser muito maior e até irreversível para determinadas espécies.