:

O que é uma atitude estética?

O que é uma atitude estética?

A atitude estética consiste em um fazer-se sem qualquer juízo prévio; o sujeito que pratica tal atitude não contempla o objeto observado, mas o faz conforme lança seu olhar sobre o mundo que ele próprio funda.

O que é atitude estética na filosofia?

A atitude estética, ou a «forma estética de contemplar o mundo», é geralmente contraposta à atitude prática, na qual só interessa a utilidade do objecto em questão. ... A capacidade analítica pode eventualmente melhorar a experiência estética, mas pode também inibi-la.

Como caracteriza Stolnitz a noção de atitude?

Para Stolnitz, quando percebemos algo esteticamente, estamos focados no próprio ato da apreciação, na experiência em curso naquele momento, e não orientamos o objeto para um fim qualquer em que possa nos servir, seja ele de satisfação particular, cognitivo ou moral.

O que define o belo na arte?

O belo clássico define-se na arte grega com base em um ideal de perfeição, harmonia, equilíbrio e graça que os artistas procuram representar pelo sentido de simetria e proporção (Praxíteles, Hermes com o Jovem Dionisio, 350 a.C.).

O que seria a compreensão pelos sentidos?

É uma forma de conhecer (apreender) o mundo através dos cinco sentidos (visão, audição, paladar, olfato e tato).

Qual é a finalidade da recepção estética?

A recepção estética propõe uma reformulação da historia literária e da interpretação textual, procurando romper com o exclusivismo da teoria de produção e representação da estética tradicional, pois considera a literatura enquanto produção, recepção e comunicação, ou seja, uma relação dinâmica entre autor obra e leitos ...

Quais são os outros usos da estética além da filosofia?

Na contemporaneidade, a Estética nos conduz para além do império da técnica, das máquinas e da arte como produto comercial, ou do belo como conceito acessível para poucos, na busca de espaço de reflexão, pensamento, representação e contemplação do mundo.

O que é belo e o que é feio na arte?

Filósofos e artistas, ao longo dos tempos, se preocuparam em definir a beleza. É por isso que existem inúmeras teorias estéticas e histórias da arte. O mesmo não aconteceu com a feiura. ... O que era inaceitável ontem pode se tornar aceitável amanhã, o que antes era considerado feio pode se tornar belo.

Qual o significado do termo experiência estética?

A experiência estética é concebida como um modo de relação mediado pela percepção sensível de um objeto estético.

Quando podemos realizar uma experiência estética?

Podemos ter experiências estéticas com relação a qualquer objeto ou aconteci- mento, independentemente de ser arte ou não, de ser belo ou não, de existir con- cretamente ou não. ... Podemos ter experiências estéticas sempre que adotamos uma atitude estética ante qualquer objeto da consciência (Stolnitz, 1960, p.

O que define uma coisa como belo ou feio?

Como podemos definir esses conceitos? Quando uma pessoa diz que uma coisa é bonita ou feia, ela está fazendo um julgamento de valor estético. Como sabemos, valor é a interação entre o sujeito e o objeto. No caso da arte, é uma interação entre as pessoas e uma obra de arte.

Quais os exemplos dos sentidos que entram no conceito de estética?

No entanto, a definição do senso estético não se limita apenas ao que afeta o visual, mas também aos outros quatro sentidos: audição, tato, paladar e olfato – contanto que estes elementos estejam em sintonia com o que é convencionalmente considerado belo.

Qual a origem da beleza de acordo com Platão?

Para Platão, o Belo está pautado na noção de perfeição, de verdade. Para ele, a Beleza existe em si mesma, no mundo das ideias, separada do mundo sensível (que é o mundo concreto, no qual vivemos).

O que é a leitura com base na Estética da Recepção?

Afinal, de acordo com a Teoria da Estética da Recepção proposta por Hans Robert Jauss (1979) o leitor é um ser dinâmico e não passivo, como outrora fora visto. Na Teoria da Recepção, o texto se completa no leitor como se pode observar no conto proposto para estudo – Circuito Fechado de Ricardo Ramos.

O que é recepção literária?

É um processo de experimentação de uma configuração do imaginário projetado no texto. Na recepção, produz-se, no leitor, o objeto imaginário do texto.

Qual a importância da estética para a arte?

Na contemporaneidade, a Estética nos conduz para além do império da técnica, das máquinas e da arte como produto comercial, ou do belo como conceito acessível para poucos, na busca de espaço de reflexão, pensamento, representação e contemplação do mundo.