:

Qual a síntese da filosofia de Nietzsche?

Qual a síntese da filosofia de Nietzsche?

Sua filosofia constitui uma exaltação de todos os valores vitais e é uma crítica da cultura, especialmente da tradição filosófica e do cristianismo — que, segundo ele, levaram o homem à submissão e impediram-no de se desenvolver como um “espírito livre”.

Qual foi a principal ideia de Nietzsche?

A principal ideia que o filósofo atacava era a da moral cristã. Para ele, os cristãos não são bons (ou tentam ser) porque se preocupam com o próximo. Eles são bons porque têm medo de queimar no inferno. ... Segundo ele, é nesse medo da punição em que se baseia toda a fé cristã.

Qual é o ponto principal da filosofia de Nietzsche?

A FILOSOFIA DE NIETZSCHE Para Nietzsche, a filosofia, representada por Sócrates (o “homem de uma visão só”), instaura o predomínio da razão, da racionalidade argumentativa, da lógica, do conhecimento científico e do “espírito apolíneo” – derivado de Apolo, deus da ordem e do equilíbrio.

Qual a corrente filosofia de Nietzsche?

niilista Por meio da corrente niilista, o filósofo alemão Friedrich Wilhelm Nietzsche, propõe a “ausência de sentido” atrelado ao conceito de “Super-Homem”. Eles surgem a partir da “Morte de Deus” e da libertação do sujeito à moral de rebanho.

Qual foi a obra mais importante de Nietzsche?

Assim Falou Zaratustra Em Assim Falou Zaratustra Nietzsche obteve seu maior sucesso. Esse livro foi escrito entre 18 e se tornou o mais famoso de todas as obras de Nietzsche.

Quais eram as principais ideias de Friedrich Nietzsche?

Para Nietzsche, os principais temas abordados por todos os filósofos até o século XIX, como Deus, Ser, Razão, Sentido, Verdade, Ciência, Produção, Beleza, Ordem, Justiça, Estado, Revolução, Família, Demonstração, Lógica, seriam construções, valores morais ocidentais, que domesticavam o homem e anulavam sua criatividade ...

Quais foram as duas inspirações filosóficas de Nietzsche no seu início?

Suas ideias-chave incluíam a crítica à dicotomia apolíneo/dionisíaca, o perspectivismo, a vontade de poder, a morte de Deus, o Übermensch e eterno retorno. ... Nietzsche começou sua carreira como filólogo clássico — um estudioso da crítica textual grega e romana — antes de se voltar para a filosofia.

O que é a moral para Nietzsche?

A moral é uma forma de lidar com a vida a partir da valoração do mundo, o dilema da moral dos fracos e da moral dos fortes é que a primeira tem valores morais como dados imutáveis, já a segunda os considera como criações instintivas, explosivas.