:

Qual é o objetivo do Selo Verde?

Qual é o objetivo do Selo Verde?

O que é o Selo Verde? É uma certificação que destaca a responsabilidade ambiental das empresas em executar suas atividades com o menor impacto ambiental possível.

Como funciona o selo verde?

O Selo Verde é uma estampa que podemos encontrar em produtos e equipamentos cuja produção foi feita no âmbito sustentável, sem agredir tanto o meio ambiente. Esse tipo de certificação é apenas uma existente no âmbito sustentável e que existe para tentar ajudar o planeta e diminuir os impactos para com o meio ambiente.

Quem pode emitir selo verde?

Para conseguir um selo verde, a empresa deve obter um laudo técnico de instituições de pesquisas cadastradas, garantir os percentuais mínimos de 82% para papelão, 54% para plástico, 89% para papel e 80% de matéria-prima com recursos sólidos provenientes da construção civil.

Em qual país o Green Seal Selo Verde é amplamente utilizado?

Estados Unidos Trata-se de um selo do governo alemão, que atesta produtos oriundos da reciclagem, com baixa toxicidade, sem CFC (clorofluorcarbonetos) etc. São 3,6 mil produtos certificados para os consumidores (dados de 2008). Os Estados Unidos têm desde 1989 o Green Seal.

O que é o selo verde ou a rotulagem ambiental?

A rotulagem ambiental consiste na atribuição de um selo ou rótulo a um produto ou serviço para comunicar, de modo bem embasado, informações acerca do seu desempenho ambiental, sem fazer greenwashing. A série de normas 1SO 14020 estabelece três categorias de rotulagem: tipos 1, 2 e 3.

O que é a chamada ecoeficiência?

Este conceito se refere à disponibilização de serviços e bens capazes de satisfazer as necessidades humanas e proporcionar qualidade de vida sem causar impactos ambientais e gastando o mínimo dos recursos naturais não renováveis. O objetivo da ecoeficiência é trazer mais rentabilidade, utilizando menos matérias-primas.

Como as empresas que possuem selo verde operam?

Quando uma empresa decide adquirir um “Selo Verde”, acaba se destacando perante a concorrência. Assumindo sua responsabilidade sócio ambiental e essa atitude torna-se um diferencial no mercado fortalecendo e agregando valores à marca.

Quem emite o selo de qualidade ambiental?

Atualmente, pelo menos trinta países possuem programas próprios de rotulagem ambiental. O Brasil possui, desde 1993, o Selo Qualidade Ambiental da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT)2 – representante da Organization for International Standarlization (ISO)3 no país.

Quais são os tipos de selo verde?

Rotulagem Ambiental ou Selo Verde O que é: É a certificação de produtos adequados ao uso que apresentam menor impacto no meio ambiente em relação a outros produtos comparáveis disponíveis no mercado.

O que é o selo verde com qual finalidade é contexto ele foi criado?

Em 1989 foi criado nos Estados Unidos o Green Seal, uma organização não governamental, sem fins lucrativos, que tem como objetivo fixar parâmetros ambientais para produtos, rotulagem de produtos e educação ambiental nos Estados Unidos[4].

O que seria a rotulagem ambiental?

O mecanismo de rotulagem ambiental baseia-se em informações disponibilizadas nos rótulos de embalagens para que os consumidores possam optar por adquirir produtos de menor impacto ambiental em relação aos produtos concorrentes disponíveis no mercado.

Qual a classificação da rotulagem ambiental?

No escopo da ISO, existem três tipos de rotulagem ambiental, veja abaixo quais são: Rotulagem Tipo I (NBR ISO 14024) — Programas de Selo Verde; Rotulagem Tipo II (NBR ISO 14021) — Auto Declarações Ambientais; Rotulagem Tipo III (NBR ISO 14025) — inclui avaliações de Ciclo de Vida.

O que é uma empresa ecoeficiente?

O que é ecoeficiência? O termo, criado pelo Conselho Mundial de Negócios para o Desenvolvimento Sustentável em 1992, é definido por empresas que conseguem ter responsabilidades socioambientais e se manter lucrativas ao mesmo tempo.

Quando a ecoeficiência pode ser aplicada?

A análise de ecoeficiência também pode ser utilizada para identificar formas de melhorar o impacto ambiental e os custos. ... Por exemplo, a análise de ecoeficiência pode ser aplicada para apoiar o desenvolvimento sustentável dos clientes ao longo da cadeia de valor, reduzindo energia e recursos.

Quais são as empresas que estão usando o Sistema de produtos verdes no Brasil?

Fiat. Assim como a Philips, a Fiat é uma empresa que trabalha com um produto que causa um impacto negativo no meio ambiente. Por isso, grande parte dos esforços dessas empresas sustentáveis têm foco em minimizar as consequências negativas da utilização dos seus produtos.

O que é marketing verde e por que obter um selo verde para minha empresa?

Marketing verde, também conhecido como marketing ambiental e ecomarketing, é uma estratégia de marketing que foca nos benefícios (ou na ausência de malefícios) dos produtos, do modo de produção, ou da postura em geral da empresa em relação ao meio ambiente.

Como saber se o selo ou a certificação ambiental é confiável é real?

As mais confiáveis são as independentes, fornecidas por organizações não governamentais e entidades privadas. Para recebê-los, as empresas se submetem a um processo de certificação voluntário e são certificados apenas se seus produtos estiverem realmente adequados.

Como obter a certificação ambiental?

Para obter o certificado, as empresas devem demonstram que praticam ações sustentáveis voltadas à preservação ambiental. Essas práticas sustentáveis vão desde a aquisição consciente da matéria prima até a disposição final ambientalmente correta dos resíduos gerados.

Quais são os tipos de rotulagem ambiental?

No escopo da ISO, existem três tipos de rotulagem ambiental, veja abaixo quais são:
  • Rotulagem Tipo I (NBR ISO 14024) — Programas de Selo Verde;
  • Rotulagem Tipo II (NBR ISO 14021) — Auto Declarações Ambientais;
  • Rotulagem Tipo III (NBR ISO 14025) — inclui avaliações de Ciclo de Vida.

O que são e para que servem os selos ou rótulos verdes ambientais?

Rotulagem Ambiental ou Selo Verde O que é: É a certificação de produtos adequados ao uso que apresentam menor impacto no meio ambiente em relação a outros produtos comparáveis disponíveis no mercado.