:

Qual o período de graça para pensão por morte?

Qual o período de graça para pensão por morte?

O período de graça varia de 3 a 36 meses de acordo com cada situação, estando todas elas previstas no artigo 15 da lei 8.213/91: ... VI – até 6 (seis) meses após a cessação das contribuições, o segurado facultativo.

Quando perde a qualidade de segurado para pensão por morte?

25 da Lei n° 8.213/91). Em síntese, se o trabalhador falecido tiver já cumprido o período de carência de 180 meses, seus dependentes farão jus à pensão por morte independente de sua qualidade de segurado na data do óbito.

Qual o valor da pensão por morte em 2021?

Importante: o valor total da Pensão por Morte não pode ser inferior a um salário mínimo nacional (R$ 1.100,00 em 2021).

O que significa período de graça INSS?

O período de graça é o tempo em que a pessoa é considerada segurada do INSS, resumindo, é o período que o cidadão não está fazendo suas contribuições e mesmo assim está dentro do período de manutenção da qualidade de segurado.

Como recuperar pensão por morte?

Para corrigir essa situação, é preciso entrar com o pedido de revisão de pensão por morte, que pode ser feito no prazo máximo de 10 anos a partir da concessão do benefício. Com essa iniciativa simples, é possível aumentar consideravelmente o valor da pensão, dependendo da situação.

Como reaver pensão por morte?

Se você recebe esse benefício, tem direito de rever os valores e corrigir possíveis erros de cálculo que podem aumentar a quantia recebida. Para isso, basta entrar com um pedido de revisão no INSS para recuperar os valores atrasados e elevar seu benefício.