:

Como tratar puberdade precoce infantil?

Como tratar puberdade precoce infantil?

O tratamento da puberdade precoce é feito com agonistas de GnRH. Esses medicamentos têm como objetivo bloquear a evolução puberal e, com isso, promover a regressão dos caracteres sexuais secundários, diminuir a velocida- de de crescimento e a progressão da idade óssea.

Quando iniciar o tratamento para puberdade precoce?

Doutora Fernanda explica sua manutenção nos casos da puberdade precoce central: “O tratamento deve ser mantido até a idade normal para o desenvolvimento sexual e/ou adequação psicossocial ao início da puberdade e até os ossos atingirem a idade máxima de 12 a 12,5 anos nas meninas e 13 a 13,5 anos nos meninos”.

Qual o médico que cuida de puberdade precoce?

Quando os sinais da puberdade aparecem precocemente, é preciso consultar um médico endocrinologista. Após uma avaliação clínica e uma análise de exames de sangue e imagem, o profissional pode estabelecer o diagnóstico e iniciar o tratamento mais adequado.

Quando bloquear puberdade?

O bloqueio de puberdade deve ser feito quando durante o acompanhamento médico se detecta algum distúrbio, como exemplo, puberdade precoce. Se bloquearmos uma puberdade fisiológica (normal) podemos acabar com o estirão de crescimento. E o bloqueio, quando indicado, não é feito com progesterona.

Quais exames para detectar puberdade precoce?

Portanto, os pacientes com evidência clínica de puberdade precoce, conforme os critérios acima especificados, devem realizar os seguintes exames iniciais:
  • LH, FSH, estradiol (meninas), testosterona total (meninos);
  • Raio-X de idade óssea de mão e punho;
  • Ultrassonografia pélvica com doppler de artérias uterinas (meninas).

Como frear a puberdade precoce?

Alguns dos remédios que podem ser indicados para atrasar a puberdade são:
  1. Leuprolida. A leuprolida, também conhecida por leuprorrelina, é um hormônio sintético que age diminuindo a produção do hormônio gonadotrofina pelo corpo, bloqueando a função dos ovários e dos testículos. ...
  2. Triptorrelina. ...
  3. Histrelina.

Quais os sinais de puberdade precoce?

Mas, afinal, como saber se meu filho sofre de puberdade precoce?
  1. – Surgimento do broto mamário, ou seja, os primeiros sinais de seios; ...
  2. – Alterações de tamanho e diâmetro do pênis; ...
  3. – Aparecimento dos pelos pubianos – e outros pelos em lugares que não existiam antes, como nas axilas;

O que causa alteração hormonal em crianças?

Alteração no sistema nervoso; Presença de tumor nos ovários, o que leva à produção precoce de hormônios femininos, favorecendo a puberdade; Alterações hormonais devido a lesões cranianas; Presença de tumor nos testículos.

Quando fazer bloqueio hormonal?

Nos casos em que o câncer de próstata é mais avançado, por vezes com metástases, pode-se indicar o bloqueio hormonal. É como se o tumor se alimentasse com o hormônio masculino, e quando esse hormônio é reduzido, o tumor para de crescer e pode regredir durante algum tempo.

O que são bloqueadores de puberdade?

Bloqueadores de puberdade são receitados para algumas crianças e adolescentes vivenciando a disforia (ou incongruência) de gênero, descrita como a situação em que "a pessoa sente desconforto ou sofrimento por haver uma desconexão entre seu sexo biológico e sua identidade de gênero".

Quais alimentos aceleram a puberdade?

Portanto, oferecer uma alimentação hipercalórica e rica em carboidratos refinados, gorduras saturadas e alimentos industrializados pode ser mais determinante para o desenvolvimento da puberdade precoce do que o consumo de frango ou soja.

Qual a relação entre hormônios e puberdade?

“Na puberdade, ocorre estímulo na produção de testosterona, nos meninos, e de progesterona e estrogênio, nas meninas. Quando esse estímulo ocorre mais cedo que o normal, ou seja, antes dos oito anos nas meninas e antes dos nove nos meninos, trata-se de um quadro de puberdade precoce.

Quais são os hormônios responsáveis pelas mudanças que ocorrem na puberdade?

Lorena Guimarães Lima – Na adolescência, progressivamente, estrogênio e testosterona aumentam seus níveis, nas meninas e nos meninos, respectivamente. Esses hormônios são os grandes responsáveis pelas mudanças corporais que ocorrem na puberdade.