:

Como funciona a República da USP?

Como funciona a República da USP?

Com cerca de 11 mil novos alunos de graduação por ano, a USP é conhecida pela grande quantidade de moradias estudantis organizadas: as famosas 'repúblicas'. Muitas vezes, estudantes que moram em repúblicas precisam deixar a família a quilômetros de distância para se dedicar aos livros e à graduação universitária.

Como entrar em uma república de estudantes?

Essas moradias são divididas apenas por estudantes, e são montadas em uma casa ou em um apartamento que suporte um número maior de pessoas. Geralmente, os moradores são de um mesmo curso ou então de uma mesma instituição de ensino, mas acontece de variar bastante, principalmente se a cidade tiver mais faculdades.

Onde moram os estudantes da USP?

A USP está localizada no bairro do Butantã, Zona Oeste da capital paulista, um dos mais procurados pelos estudantes. Além disso, o bairro abriga o Instituto Butantan, um dos maiores centros de pesquisa biomédica do mundo. Muito bem servido em termos de comércio, o Butantã também é privilegiado em termos de mobilidade.

Como funciona os alojamentos da USP?

O Campus dispõe de cinco blocos de alojamento, totalizando 252 vagas. Preenchidas as vagas nos blocos, o aluno poderá ser beneficiado com ajuda financeira (Auxílio Moradia), a fim de contribuir com gastos durante sua permanência na cidade. ...

Como funciona os dormitórios da USP?

Cada apartamento conta com três quartos. Para garantirem uma vaga, porém, os alunos aprovados no processo precisam, em uma fase inicial, procurarem vagas em apartamentos “por afinidade”.

Pode morar no campus da USP?

Bolsas e auxílios à comunidade USP Por meio de processo seletivo, segundo critérios sócio-econômicos, a Coseas provê bolsa alimentação, trabalho e moradia no Conjunto Residencial da USP (CRUSP) ou auxílio moradia externa ao campus. Além disso, oferece creche aos filhos de funcionários, estudantes…

Como morar no campus da USP?

A seleção dos interessados é feita por uma comissão, levando-se em conta a situação socioeconômica do aluno de graduação. Preenchidas as vagas nos blocos, o aluno poderá ser beneficiado com ajuda financeira (Auxílio Moradia), a fim de contribuir com gastos durante sua permanência na cidade.

Quanto custa um alojamento na USP?

Por meio dele, o aluno pode conseguir uma vaga nos alojamentos coletivos da Universidade por três meses ou o valor de R$ 400 para custear uma moradia fora dos campi, mais o apoio alimentação.

É possível morar na USP?

Por meio de processo seletivo, segundo critérios sócio-econômicos, a Coseas provê bolsa alimentação, trabalho e moradia no Conjunto Residencial da USP (CRUSP) ou auxílio moradia externa ao campus. Além disso, oferece creche aos filhos de funcionários,...

Quem pode morar no campus da USP?

BOLSA-MORADIA Estão aptos a se inscreverem os alunos que estejam cursando a primeira graduação. Para fazer a inscrição, os interessados deverão acessar o site www.usp.br/coseas, preencher a ficha específica e enviar on-line.