:

O que é uma união poliafetiva?

O que é uma união poliafetiva?

União poliafetiva é a união afetiva estabelecida entre mais de duas pessoas em uma interação recíproca, constituindo família ou não.

Qual o significado de poliafetiva?

O Poliamor ou Relação Poliafetiva é a relação afetiva entre duas ou mais pessoas, que podem ser homossexuais ou heterossexuais, podem se relacionar todos entre si sexualmente ou apenas dividir um parceiro, porque a relação, como o próprio nome diz, não se restringe apenas ao âmbito sexual, há um real envolvimento ...

O que é um casamento Poliafetivo?

Na união denominada poliafetiva é constituído apenas um núcleo familiar e todos os integrantes residem na mesma casa, de modo que o referido relacionamento pode ser equiparado ao casamento, visto que a única diferença é o número de integrantes da relação.

Qual a base principiológica que fundamentam o reconhecimento jurídico do poliamor?

Seguindo a linha principiológica, a Constituição da República de 1988 deu atenção especial aos direitos fundamentais e sociais, reconhecendo como princípios basilares, a pluralidade familiar, a isonomia, tudo em busca da promoção da dignidade da pessoa humana.

O que é Polifamilia?

Alvo de enorme discussão acadêmica, as chamadas "polifamílias", formadas pela união entre mais de duas pessoas (independente do sexo), encontraram recentemente um novo obstáculo no Brasil.

O que são uniões paralelas?

As uniões paralelas são aquelas que acontecem simultaneamente. A “simultaneidade familiar diz respeito à circunstância de alguém se colocar concomitantemente como componente de duas ou mais entidades familiares diversas entre si”2.

O que é uma família Pluriparental?

Este artigo analisa um novo modelo de família, denominado de família pluriparental ou mosaico. Essa nova estrutura familiar é aquela constituída através do matrimônio ou da união de fato de um casal, onde um ou ambos de seus membros possuem filhos advindos de um casamento ou de relações anteriores.

Como se chama casamento entre três pessoas?

O poliamor é só mais uma forma de amar, no nosso caso são três pessoas.

O que é família poliamor?

É a união conjugal formada por mais de duas pessoas convivendo em interação e reciprocidade afetiva entre si. Também chamada de família poliamorosa. ... Nas famílias simultâneas, elas não são conjuntas, mas paralelas e, geralmente, uma das partes não sabe da existência da outra.

Como o STJ e o STF tem se posicionado acerca do poliamor?

Porém na divergência jurídica o Supremo Tribunal Federal e o Superior Tribunal de Justiça proíbem o poliamor, dizendo que isso é concubinato [destacou-se].

É possível o reconhecimento de uniões paralelas no nosso ordenamento jurídico?

A união estável é entidade familiar e o nosso ordenamento jurídico sujeita-se ao princípio da monogamia, não sendo possível juridicamente reconhecer uniões estáveis paralelas, até por que a própria recorrente reconheceu em outra ação que o varão mantinha com outra mulher uma união estável, que foi judicialmente ...

Quais são os efeitos jurídicos das uniões simultâneas?

Os núcleos concorrentes das famílias simultâneas podem ser representados através de duas uniões estáveis ou de um casamento e uma união estável, mas nunca com dois casamentos, o que é tipificado como crime de bigamia pelo art. 235 do Código Penal (TARTUCE, HIRONAKA, 2019).

O que é uma família mosaico?

Num sentindo mais amplo e que alcança várias possibilidades de constituição, famílias mosaico são aquelas que advêm de uma família monoparental, que, como já se definiu, é aquela composta por um dos genitores e seus descendentes, independentemente da causa que lhe deu origem.

É permitido casamento entre 3 pessoas no Brasil?

LEI AUTORIZA CASAMENTO ENTRE TRÊS PESSOAS PODENDO SER UM HOMEM COM DUAS MULHERS OU UMA MULHER E DOIS HOMENS. ... O casamento a três tem os mesmos direitos do casamento convencional, inclusive com relação a divisão de bens. Em caso de morte ou separação por parte de uma das pessoas, as outras duas continuam casadas.

O que é poliamor direito?

“O poliamorismo ou poliamor, teoria psicológica que começa a descortinar-se para o Direito, admite a possibilidade de coexistirem duas ou mais relações afetivas paralelas, em que os seus partícipes conhecem e aceitam uns aos outros, em uma relação múltipla e aberta”.

O que é família Multiespecie?

Pode-se afirmar, outrossim, que se conceitua a família multiespécie como aquela formada pelo núcleo familiar humano em convivência compartilhada com os seus animais de estimação, importando que a doutrina e uma legislação de regência operem, com maior precisão e amplitude, as relações jurídicas daí advenientes.

O que se entende juridicamente por poliamor?

O CONCEITO DE POLIAMOR OU POLIAMORISMO O poliamorismo funda-se no princípio da afetividade, o qual representa novo pilar de reconhecimento de entidades familiares no Direito de Família, bem como no direito à busca pela felicidade, e nos princípios da autonomia da vontade, da não discriminação (art.

O que é uma relação poliamor?

Poliamor (do grego πολύ - poli, que significa muitos ou vários, e do Latim amor, significando amor) é a prática ou desejo de ter mais de um relacionamento, seja sexual ou romântico, simultaneamente com o conhecimento e consentimento de todos os envolvidos.