:

O que significa a história vista de baixo?

O que significa a história vista de baixo?

A história vista de baixo consiste na corrente teórica de historiadores que procura produzir conhecimento histórico a partir do ponto de vista de mulheres e homens considerados comuns até então, mas que foram tão sujeitos do processo histórico estudado quanto políticos e líderes militares que habitualmente protagonizam ...

Por que podemos chamar esta produção de uma história vista de baixo?

Em outras palavras, a história vista de baixo se ocupa das opiniões das pessoas comuns, deslocando o centro da atenção para aquelas previamente deixadas de fora da história. através de uma única ótica. ... A expressão “história vista de baixo” suscita questionamentos sobre que ponto de vista será abordado e privilegiado.

O que foi a história social inglesa?

A História Social Inglesa surge na contribuição de historiadores marxistas engajados na atividade política, mesmo numa Inglaterra de forte tradição liberal; Ligados ao Partido Comunista Inglês (PCI), tiveram forte atuação ao levantar a bandeira do pensamento contrário ao reacionarismo da historiografia tradicional, ...

O que afirma o historiador britânico Edward Thompson?

Ele afirma: “introduzimos um termo 'cultura' que, em sua origem 'antropológica' [...] e que em sua definição e desenvolvimento subsequente dentro do conhecimento histórico, não estava à disposição de Marx” (Thompson, 1981. A miséria da teoria ou um planetário de erros: uma crítica ao pensamento de Althusser.

O que podemos chamar de história?

História (do grego antigo ἱστορία, transl.: historía, que significa "pesquisa", "conhecimento advindo da investigação") é a ciência que estuda o ser humano e sua ação no tempo e no espaço concomitantemente à análise de processos e eventos ocorridos no passado.

O que é história vista de cima?

Para alguns historiadores, a história era vista de cima para baixo e os grandes eventos ocultavam os personagens que também possuíam seu papel de destaque. ... A partir deles é que os historiadores tiveram a preocupação em analisar os fatos históricos dando importância também aos agentes tidos até então como figurantes.

Quando surgiu a história cultural?

O conceito de uma "História da Cultura" nos remete ao fim do século XVIII e baseia-se na crença do Iluminismo de que se deve observar e estudar a contínua e permanente evolução (ou desenvolvimento) da humanidade, inclusive elementos e comportamentos decorrentes do acaso ou ainda inconscientes.

O que é a história social?

História social é um campo da disciplina História que tem como objeto a sociedade como um todo. Surgiu como uma reação à história política e militar, que destacava figuras individuais como reis e heróis.

Quais questões foram incorporadas na história social inglesa?

O surgimento da História Social Inglesa está relacionado a três crises. A crise sociocultural do pós-guerra, a crise político-ideológica do Partido Comunista Britânico após a divulgação dos documentos, em 1956, do período stalinista e a crise epistemológica das ciências humanas e sociais a partir da década de 1960.

O que é para para Thompson 1981 o conhecimento?

O conhecimento não pode ser “adquirido”, nas palavras de Thompson (1981, p. 55), a partir de um “golpe de vista teórico”: o desenvolvimento do conhecimento se dá tanto na teoria quanto na prática.

Qual foi a contribuição de EP Thompson para a compreensão da cultura?

Ressalta-se o grande valor que o autor atribui aos estudos empíricos e que a análise da experiência, gerada na vida material, contribui para o entendimento das diversas formas de organização da vida social e do sentido histórico das atuais experiências coletivas de trabalhadores, suas raízes históricas e suas ...

Qual é a origem do termo História?

Origem. A História, enquanto ciência e campo de estudo do ser humano, surgiu na Grécia Antiga, e Heródoto é considerado seu “pai”. Esse título a Heródoto deu-se pelo fato de que ele foi o primeiro a identificar a História como um campo de pesquisa e estudo.

O que é História resposta?

A história estuda as mudanças e permanências ocorridas na sociedade. Procura perceber o modo como às pessoas viviam nos tempos antigos e como vivem hoje, bem como a relação entre aqueles tempos e os tempos atuais. ... Por isso, pode-se dizer que dizer que a história é o estudo dos seres humanos no tempo e no espaço.

Quais as bases da teoria da nova história?

A nova história rejeita a composição da História unicamente como narrativa e a valorização dos documentos oficiais como única fonte básica de pesquisa. Em contrapartida, considera as motivações e intenções individuais como elementos explicativos para os eventos históricos, mantendo a velha crença na objetividade.

O que é macro e micro-história?

Assim, a prática micro-histórica procura perceber o que, de outra forma, seria deixado de lado pela macro-história. Por meio da redução da escala, o pesquisador indaga detalhadamente seu objeto valendo-se de uma gama de outras fontes, semelhantes ou não, para compreender seu objeto.

O que é a nova história cultural?

A Nova História Cultural surgiu na França, com a escola dos Annales (19), cujos líderes Lucien Febvre e Marc Bloch tinham como princípio dialogar com outras ciências, como a psicologia, a antropologia, a sociologia e a geografia.

O que a história cultural trouxe de novo?

A Nova História Cultural trouxe novos paradigmas, dentre eles o de prática e repre- sentação, “a história das práticas religiosas e não da teologia, a história da fala e não da lingüística, a história do experimento e não da teoria cientifica” (p. 78).

Qual é o objetivo da história social?

História social é um campo da disciplina História que tem como objeto a sociedade como um todo. Surgiu como uma reação à história política e militar, que destacava figuras individuais como reis e heróis.