:

Como se surge uma anã branca?

Como se surge uma anã branca?

Anã Branca é o nome dado a um tipo de estrela muito menor que as estrelas comuns e com um brilho pequeno se comparado às demais. Ela representa o estágio após a morte de uma estrela que não era massiva o suficiente para virar uma supernova, e que acabou se transformando em uma nebulosa planetária.

O que é uma estrela anã branca?

Uma estrela anã branca é o produto final da evolução da vida de uma estrela. As dimensões de um tal objeto, tal como o seu nome deixa antever, são reduzidas, aproximando-se do tamanho da Terra. No entanto a sua massa poderá ser maior ainda que a do nosso Sol.

Qual a temperatura de uma anã branca?

Sua temperatura, sendo da ordem de 10,000K, seu raio deveria ser extremamente pequeno. Como estrelas com essa temperatura externa são brancas, esse tipo de estrela passou a ser chamado de anã branca. Anãs brancas são, portanto, de massa comparável à do Sol, mas de tamanho apenas ligeiramente maior do que o da Terra.

Quanto tempo vive uma anã branca?

Quando a fusão do hélio acabar, nossa estrela será envolta por uma nebulosa, resfriando-se gradualmente, até se transformar em uma anã branca, estado no qual permanecerá por mais ou menos 5 bilhões de anos.

O que vem depois de uma anã branca?

Poucas estrelas estão na região baixo-brilho-cor-quente (as anãs brancas), mas a maioria das estrelas seguem uma faixa, chamada sequência principal. Estrelas de baixa massa da sequência principal são pequenas e frias. Elas são avermelhadas e são chamadas de anãs vermelhas ou (ainda mais frias), anãs marrons.

Como se forma uma estrela anã?

Em astronomia, estrelas anãs são um grupo característico de estrelas ao qual a maioria das estrelas conhecidas pertence. A característica principal deste grupo é que o processo majoritário de produção de energia é a fusão de prótons (núcleos de hidrogênio) em uma reação chamada próton-próton. O Sol é uma estrela anã.

O que são anãs?

Uma anã branca, também chamada de anã degenerada, é uma remanescente de um núcleo estelar, composta principalmente de matéria degenerada por elétrons. Uma anã branca é muito densa. Sua massa é comparável à do Sol, no entanto seu volume é comparável ao da Terra.

Como morre uma anã branca?

O colapso gravitacional da anã branca é barrado apenas pela pressão de degenerescência eletrônica. A maior massa de uma anã branca, além da qual a pressão da matéria degenerada não pode mais suportá-la, é em torno de 1,4 MSol.

Qual é a temperatura de uma supernova?

A temperatura em uma supernova pode alcançar 1.000.000.000 graus Celsius. Esta alta temperatura pode levar à produção de novos elementos, os quais podem aparecer na nova nebulosa que resulta da explosão em supernova.

O que acontece quando uma anã branca morre?

O núcleo de uma estrela anã branca envolve-se em camadas de hidrogênio, que ainda queimam, continuando a se fundir. Se quando uma estrela morre esse for o caso, ela se expande, crescendo e eventualmente se transforma novamente, tornando-se uma gigante vermelha.

Qual a composição de uma anã branca?

Uma anã branca, também chamada de anã degenerada, é uma remanescente de um núcleo estelar, composta principalmente de matéria degenerada por elétrons. Uma anã branca é muito densa. Sua massa é comparável à do Sol, no entanto seu volume é comparável ao da Terra.

O que é anã branca e Ana negra?

Uma anã negra é um remanescente estelar teórico, especificamente uma estrela anã branca que se resfriou suficientemente de modo a não mais emitir significativamente calor ou luz.

Como morre uma estrela anã branca?

Todas as estrelas com até 10 MSol terminarão como anãs brancas, depois de todo o hidrogênio que elas possuem ter sido transformado em hélio. ... As anãs brancas de carbono/oxigênio evitam esta fatalidade através de uma reação de fusão nuclear que leva a uma explosão de supernova tipo Ia, antes de atingir o limite de massa.

Como se forma uma supernova?

Para que ao acabar o hidrogênio a estrela se transforme em uma supernova, ela deve ter uma massa bem maior que o sol, por exemplo. ... É o mesmo que ocorre com outras estrelas menores, só que em uma estrela tão grande a massa é suficiente para fundir o carbono em elementos mais pesados como o enxofre e o ferro.

Como é formado uma estrela anã?

Uma anã branca, também chamada de anã degenerada, é uma remanescente de um núcleo estelar, composta principalmente de matéria degenerada por elétrons. Uma anã branca é muito densa. ... A fraca luminosidade de uma anã branca provém da emissão de energia térmica armazenada; nenhuma fusão ocorre em uma anã branca.

Como morre uma anã vermelha?

Durante a fase de gigante vermelha, a estrela funde todo o seu estoque de hélio para formar carbono e, após, oxigênio. No entanto, a estrela deve ter energia suficiente, ou então sua camada externa começará a se desprender, deixando para trás um núcleo inativo ou apenas moléculas de oxigênio e carbono.

Como acontece o fenômeno de Super Nova nas estrelas?

Para que ao acabar o hidrogênio a estrela se transforme em uma supernova, ela deve ter uma massa bem maior que o sol, por exemplo. Quando isso ocorre, ela começa a transformar o hélio em carbono através da fusão.

Como surge uma super nova?

Com a mudança de temperatura, a pressão é reduzida e a gravidade "vence", o que causa o colapso da estrela. Esse processo é tão rápido que emite enormes ondas de choque, fazendo com que a parte mais externa exploda — e é aí que temos uma supernova.