:

Qual a transitividade do verbo levar?

Qual a transitividade do verbo levar?

Significado de Levar. verbo bitransitivo Passar de um lugar a outro; transportar: levar a encomenda para São Paulo. ... verbo transitivo direto e pronominal Induzir alguém a; persuadir: a miséria levou-os ao crime; levou-se para a religião. verbo transitivo direto Manter relações; tratar com; lidar: sabe levar os alunos.

Quem leva leva a algum lugar?

A resposta é: Foram levá-lo a domicílio. Se você leva, leva alguma coisa (=objeto direto) a algum lugar (=adjunto adverbial de lugar). Ninguém leva alguma coisa “em algum lugar”. LEVAR é um verbo que denota “movimento”: ir a algum lugar, chegar a algum lugar, dirigir-se a algum lugar, levar alguém a algum lugar...

Qual é a regência do verbo fazer?

O verbo fazer é maioritariamente um verbo transitivo direto, estabelecendo regência verbal sem a presença de uma preposição (fazer o quê? ou fazer alguma coisa): Vou fazer uma sobremesa.

Tem crase depois do verbo levar?

Verbo transitivo indireto: leva (aquilo que leva, leva a algo). O verbo levar exige a preposição a no sentido de fazer atingir um resultado, fazer chegar a um resultado: a prática faz chegar à perfeição. A perfeição, portanto, é resultante da prática. A junção da preposição a com o artigo a causa a crase: à.

Quanto à transitividade como podem ser classificados os verbos?

Um verbo que tem um objeto direto como complemento é chamado de transitivo direto. ... Um verbo que tem um objeto indireto como complemento é chamado de transitivo indireto. Um verbo que tem um objeto direto e um objeto indireto como complementos é chamado de transitivo direto e indireto.

Quem vai a algum lugar tem crase?

Por que só ocorre crase no segundo caso? Quando vamos, sempre vamos a algum lugar. O verbo IR pede a preposição “a”. ... Isso significa que você “VAI À BAHIA” (=preposição “a” do verbo IR + artigo definido “a” que antecede a Bahia) e que você “VAI A BRASÍLIA” (=sem crase, porque só há a preposição “a” do verbo IR).

Quem vai vai para algum lugar ou a algum lugar?

Para saber quando fazer uso da crase antes de lugar, lembre-se: quem vai, sempre vai a algum lugar. Isso significa que o verbo “ir” sempre pede a preposição “a”. O lugar aonde vamos que pode vir ou não precedido do artigo definido “a”. Se o lugar não vier antecedido do artigo “a”, não ocorre crase.

Qual o objeto direto do verbo fazer?

A vida me fez Flamengo. Eu fiz do Flamengo minha vida.” O verbo FAZER, por ter muitas acepções, permite construções sintáticas várias. Assim, o primeiro exemplo é mais clássico, no qual se apresenta o verbo como TRANSITIVO DIRETO, sendo “Flamengo”, nesse caso, um predicativo do objeto direto (me).

O que significa levar sobre si?

1. Tirar (alguma coisa) de diante de alguém. 2. Ter (alguma coisa) consigo ou sobre si.

Qual é o complemento da forma verbal gosta?

Veja exemplos de frases com complementos verbais: Gosto de escrever. (De escrever é o objeto indireto do verbo gostar. ) ... Dentro dessa classificação, há o objeto direto preposicionado, objeto direto + indireto, objeto indireto pleonástico e objeto direto pleonástico.

O que é transitividade verbal e exemplos?

A transitividade verbal indica a relação entre os verbos transitivos e os seus complementos. Isso porque, sozinho, o verbo transitivo não tem sentido completo, o que significa que ele tem que transitar para um elemento que o complete. Exemplos: Entregaram a encomenda.

O que é complemento verbal e exemplos?

Falar de complemento verbal é falar de objeto direto e objeto indireto. Veja exemplos de frases com complementos verbais: Aviões podem voar porque possuem asas. ... Dentro dessa classificação, há o objeto direto preposicionado, objeto direto + indireto, objeto indireto pleonástico e objeto direto pleonástico.

Vai a sorveteria tem crase?

Para saber, por exemplo, se deve IR À ou A algum lugar (com ou sem o acento da crase), a dica é trocar o verbo ir pelo verbo voltar. Se você VOLTAR DA, haverá crase.

Quem comparece comparece a algum lugar?

Quem comparece, comparece a algum lugar, ao invés de comparecer algum lugar. Concordam? Assim, comparecer (a) + (as) consultas deve levar o acento grave indicador da crase, uma vez que a crase é a junção da preposição "a" com o artigo feminino "a" ou "as". Assim, os pacientes devem comparecer às consultas, com crase.

Tem crase antes de lugar?

No caso de ir a algum lugar e voltar de algum lugar, usa-se crase quando: "Vou à Bolívia. Volto da Bolívia". Não se usa crase quando: "Vou a São Paulo. Volto de São Paulo".