:

Como a sepse evolui para choque séptico?

Como a sepse evolui para choque séptico?

O que caracteriza o choque séptico é a queda drástica da pressão arterial. Assim, o mal evolui da sepse para o choque. Essa evolução resulta, principalmente, da migração do agente infeccioso (bactéria, fungo ou vírus) do órgão de origem da infecção para a corrente sanguínea.

Como se pega choque Septico?

Ocorre quando um agente infeccioso, como bactérias, vírus ou fungo, entra na corrente sanguínea de uma pessoa. Essa infecção afeta todo o sistema imunológico, desencadeando uma reação em cadeia que pode provocar uma inflamação descontrolada no organismo.

Como a sepse se desenvolve?

Sepse ou sépsis (antigamente conhecida como septicemia ou ainda infecção no sangue) é uma doença complexa e potencialmente grave. É desencadeada por uma resposta inflamatória sistêmica acentuada diante de uma infecção, na maior parte das vezes causada por bactérias.

Qual é a causa da sepse?

Você já deve ter ouvido falar que a causa da morte de alguém foi uma infecção generalizada ou no sangue, e até mesmo uma septicemia. Esses termos ainda são popularmente usados do para definir a sepse, doença que resulta de uma reação exagerada do corpo a algum tipo de infecção causada por vírus, bactéria ou fungo.

Quais os riscos de uma infecção generalizada?

A infecção, nesses casos, pode limitar-se a um único órgão, entretanto, gera uma resposta inflamatória em todo o organismo, o que pode levar ao comprometimento de outros órgãos e, em alguns casos, levá-los à falência. A sepse é a principal causa de morte por infecção no planeta.

Pode ser sepse?

Qualquer pessoa pode ter Sepse! Entretanto, crianças prematuras, com menos de um ano, que fizeram uso de quimioterapia ou outros medicamentos que afetam as defesas do organismo, pacientes com doenças crônicas como insuficiência cardíaca, insuficiência renal ou diabetes possuem mais risco de adquirir a Sepse.