:

Quem é Itamar Assumpçao o que ele representa?

Quem é Itamar Assumpçao o que ele representa?

Itamar Assumpção foi um dos grandes nomes e contribuidores da cena alternativa que dominou São Paulo entre 19 - movimento que se convencionou chamar de Vanguarda Paulista e que reuniu artistas que decidiram romper o controle das gravadoras sobre a produção e lançamento de novos talentos.

Como Itamar Assumpção morreu?

Câncer intestinal Itamar Assumpção/Causa do falecimento

Quando morreu Itamar Assumpção?

12 de junho de 2003 Itamar Assumpção/Data de falecimento

Onde nasceu Itamar Assumpção?

Tietê, São Paulo Itamar Assumpção/Local de nascimento

Qual era o objetivo da vanguarda paulista?

A busca pela subversão e contrapropostas marcou para sempre a música popular brasileira, que até hoje ouve os ecos dessa cena que se encerrou há três décadas. Apesar de trazer o título de vanguarda no nome, os próprios artistas não se viam como tal. O termo veio de fora para dentro.

Qual a ligação entre Arrigo Barnabé e Itamar Assumpção?

Companheiro de Vanguarda Paulista, Arrigo Barnabé, 67, foi o artista mais próximo de Itamar. Os dois chegaram a morar juntos por mais de dois anos em São Paulo.

Onde morava Itamar Assumpção?

Nascido em Tietê, em 1949, Itamar morou em Arapongas (PR) antes de se mudar para São Paulo e participar, a partir do final dos anos 70, da cena conhecida como "vanguarda paulistana".

O que foi a Lira Paulistana explique?

O Teatro Lira Paulistana, também conhecido como Lira Paulistana ou Lira, foi um teatro e centro cultural da cidade de São Paulo. ... Em setembro de 2014, um dos fundadores do Lira Paulistana, lançou o livro "Lira Paulistana - Um delírio de porão", onde conta a trajetória do Lira.

Quais inovações a vanguarda paulista trouxe para a música nacional?

Longe das rádios e das gravadoras grandes, os artistas da vanguarda paulista experimentaram novas linguagens e misturas. Seus discos traziam espírito punk, poesia concreta, samba, jazz, rock, música erudita contemporânea. Eram irônicos e divertidos, mas também densos e inovadores.

Qual a importância de Arrigo Barnabé?

Arrigo é referência para a vanguarda paulista, movimento de que faz parte, ao inserir atonalismo e serialismo na MPB. ... Também é uma marca dos sambas dos anos 1930, que influenciam a vanguarda paulistana.

Quando e onde foi fundado o Teatro Lira Paulistana E o que recebeu?

25 de outubro de 1979 No dia 25 de outubro de 1979, um pequeno teatro de arena com arquibancadas e capacidade para 250 pessoas, montado em um velho porão na rua Teodoro Sampaio, no bairro de Pinheiros, em São Paulo, recebeu a estreia da peça É fogo paulista, com direção de Mário Mazetti.

O que era a vanguarda paulistana e quando surgiram?

Vanguarda Paulista (também Vanguarda Paulistana) foi o nome dado a um movimento cultural brasileiro ocorrido na cidade de São Paulo entre 19.

O que foi o grupo de artistas da chamada Vanguarda Paulista?

O movimento destaca diversos artistas como Grupo Rumo, diversas cantoras, tais como Suzana Salles, Tetê Espíndola, Eliete Negreiros, Vânia Bastos e Ná Ozzetti, cantores como Hermelino Neder, e grupos como o Premeditando o Breque, Patife Band e Língua de Trapo.

Quantos anos tem Arrigo Barnabé?

70 anos (14 de setembro de 1951) Arrigo Barnabé/Idade

O que foi a vanguarda paulistana?

Vanguarda Paulista (também Vanguarda Paulistana) foi o nome dado a um movimento cultural brasileiro ocorrido na cidade de São Paulo entre 19.

Como surgiu a vanguarda paulistana?

O termo veio de fora para dentro. Como alguns dos principais artistas eram também alunos da Escola de Comunicação e Artes da Universidade de São Paulo (ECA-USP) e, na época, estudavam música de vanguarda no terreno erudito, não demorou para que a imprensa os batizasse de Vanguarda paulista.

Quem fez parte da vanguarda paulista?

Arrigo Barnabé, Itamar Assumpção, Grupo Rumo, Premeditando o Breque, Isca de Polícia e Língua de Trapo são nomes que constituíram um dos movimentos culturais mais importantes e interessantes desde a Tropicália de Caetano Veloso, Gilberto Gil e companhia: a Vanguarda paulista.