:

O que Heloísa Luck fala sobre gestão escolar?

O que Heloísa Luck fala sobre gestão escolar?

Ela defende o estímulo à gestão compartilhada em diferentes âmbitos da organização escolar. Onde isso ocorre, diz ela, nasce um ambiente favorável ao trabalho educacional, que valoriza os diferentes talentos e faz com que todos compreendam seu papel na organização e assumam novas responsabilidades.

Quem é a autora Heloísa Luck informações relevantes?

Heloísa Lück é doutora em Educação pela Columbia University em Nova York e tem pós-doutorado em Pesquisa e Ensino Superior pela George Washington D.C. É diretora educacional do Centro de Desenvolvimento Humano Aplicado, em Curitiba. Atua também como palestrante, conferencista e consultora em Educação.

Quanto às competências de gestão pedagógica O gestor escolar?

Um gestor escolar envolvido com o princípio democrático e com a aprendizagem dos alunos deve desenvolver em sua prática a capacidade de interação e comunicação com os pares, alunos e pais; participar ativamente dos grupos de trabalho ou de discussões na escola e fora dela, objetivando acompanhar a política educacional ...

Quais são os 7 pilares da gestão escolar?

  • Gestão escolar pedagógica. ...
  • Gestão escolar administrativa. ...
  • Gestão escolar financeira. ...
  • Gestão de recursos humanos. ...
  • Gestão da comunicação. ...
  • Gestão do cotidiano escolar. ...
  • Gestão da tecnologia educacional.

O que os autores falam sobre gestão escolar?

1 – Autores que falam sobre gestão escolar: Geraldo José Sant'Anna. ... O autor buscou evidenciar quais as posturas observáveis dentro desse ambiente, os valores que são impostos e as atitudes mais comuns, contribuindo, assim, para construir a ideia de clima organizacional.

O que é a gestão participativa na escola?

A gestão participativa é algo que advêm de um poder de decisão democrática, coletivo e escolhido de forma abrangente pensando no bem comum. Portanto, esse processo de gerenciamento requer um poder de liderança, pois, um gestor deve participar de maneira ativa e coesa de todos os momentos de escolha da instituição.

Qual o conceito de gestão para Lück?

Lück (2009, p. 96) indica que é “um processo pelo qual se mobiliza e coordena o talento humano, coletivamente organizado, de modo que as pessoas, em equipe, possam promover resultados desejados”. ... Na gestão democrática da escola já está necessariamente implícita a participação da população em tal processo (PARO, 2003).

Qual é a importância da presença de líderes nas escolas públicas?

2), “os dirigentes de escolas eficaz são líderes, estimulam[...]um ambiente escolar [...] orientado para a aprendizagem e construção do conhecimento, a serem criativos e proativos na resolução de problemas e enfrentamento de dificuldades”.

Quais são as competências do gestor escolar?

Cabe a ele liderar, coordenar e conduzir o trabalho coletivo e colaborativo para garantir a qualidade do ensino e da aprendizagem dos estudantes em todos os aspectos de seu desenvolvimento. Conhecer as características pedagógicas próprias das etapas e modalidades de ensino que a escola oferece.

Quais as competências necessárias a um gestor escolar?

Você sabe qual é o perfil do gestor escolar?
  • É estratégico. Pensar de forma estratégica é uma competência essencial para as lideranças de modo geral. ...
  • É flexível. ...
  • Entende a importância da capacitação. ...
  • É acessível. ...
  • É organizado. ...
  • Tem espírito de equipe. ...
  • Gosta do trabalho. ...
  • É um agente transformador da realidade escolar.

Quais são os fundamentos da gestão escolar?

Os pilares da gestão escolar
  1. Gestão Pedagógica. A gestão escolar pedagógica é a área que cuida diretamente da atividade fim da escola, que é o setor educacional. ...
  2. Gestão Administrativa. ...
  3. Gestão Financeira. ...
  4. Gestão de Pessoas. ...
  5. Gestão da Comunicação. ...
  6. Gestão de Tempo e Eficiência dos Processos.

Quais são os tipos de gestão escolar?

Quais são os tipos de gestão escolar?
  • Burocracia e administração centralizada.
  • Burocracia e administração descentralizada.
  • Coordenadores de turno.
  • Gestão participativa.

O que libaneo fala sobre gestão escolar?

Segundo Libâneo (2002, p. 87), o principal meio de assegurar a Gestão Democrática da escola é a participação direta dos sujeitos escolares, possibilitando, assim, o envolvimento de todos os integrantes da escola no processo de tomada de decisões e no funcionamento da escola.

O que Paulo Freire fala sobre a gestão escolar?

“Não há educação sem amor. Não há educação imposta como não há amor imposto. Quem não ama não entende o próximo e não o respeita” Essa afirmação de Paulo Freire em Educação e mudança expressa e condensa o seu pensamento acerca do ser humano, da vida, da educação e da gestão escolar.

O que é a gestão participativa?

Em um sentido amplo, podemos dizer que gestão participativa são processos de diálogo que procuram incluir todos os setores e grupos que estão envolvidos em uma questão, seja para compartilhar conhecimentos sobre um tema, seja para a identificação coletiva de desafios, seja para planejar ações e tomar decisões ...

O que é gestão participativa *?

A gestão participativa é um modelo de administração estruturado na confiança entre os profissionais de diferentes níveis hierárquicos. Por meio dele, os colaboradores participam do processo decisório e cultivam a livre interação visando atingir os objetivos da organização.

O que é uma gestão?

Gestão vem do termo em latim gestione, e configura o ato de administrar ou de gerir recursos, pessoas ou qualquer objeto que possa ser administrado com alguma finalidade: seja em benefício próprio ou de uma entidade.

Qual a importância da liderança na escola?

Qual a importância da gestão escolar e liderança? O principal objetivo de uma instituição de ensino é promover a aprendizagem dos seus alunos. ... Dessa maneira, a liderança é importante para a gestão escolar porque permite que o diretor implemente iniciativas que conferem unidade e coerência à escola.

Como a empatia influência na gestão escolar?

Empatia Cognitiva – Permite que você entenda o que o seu aluno sente e o que ele pode estar pensando. Ela é muito útil para que você melhore a comunicação com a sua turma e ajuda a manter os alunos motivados. Empatia Emocional – Nesta modalidade, você vai além de entender os sentimentos do outro. Você os compartilha.

Quais as principais Atribuiçoes do diretor da escola?

Principais responsabilidades do diretor escolar
  • Administrar os recursos da instituição. Primeiramente, o diretor precisa ser administrador. ...
  • Coordenar o projeto pedagógico. Todo o corpo docente está sob responsabilidade do diretor escolar e a qualidade do ensino oferecido depende disso. ...
  • Participar da comunidade.