:

Como saber se a área está contaminada?

Como saber se a área está contaminada?

Para saber se a sua área está cadastrada como contaminada, acesse o Relatório de Áreas Contaminadas do Município de São Paulo. Para obter um conhecimento preciso sobre o cadastro do imóvel, você deve se dirigir à Secretaria do Verde e do Meio Ambiente e autuar um Processo Administrativo de Consulta Prévia.

O que são áreas suspeitas de contaminação?

Área suspeita de contaminação (AS): área na qual, após a realização de uma avaliação preliminar, foram observadas indicações que induzem a suspeitar da presença de contaminação.

O que é uma área com solo contaminada?

O QUE É UMA ÁREA COM SOLO CONTAMINADO? É aquela onde, comprovadamente, existe poluição, causada por quaisquer substâncias ou resíduos que tenham sido inadequadamente depositados, acumulados, armazenados, enterrados ou infiltrados no solo, que podem causar danos à saúde humana e impacto negativo ao meio ambiente.

Quais os fatores de origem de áreas contaminadas?

as áreas contaminadas estão mais associadas a processos produtivos industriais e a atividades comerciais potencialmente geradoras de situações de risco, a exemplo da comercialização de combustíveis; ocorrem nos locais onde tais atividades foram implantadas ou no trajeto que a circulação de produtos utiliza, como no ...

Quais os processos necessários para a reabilitação de áreas contaminadas?

Este processo é constituído por seis etapas: Identificação de Áreas com Potencial de Contaminação. Priorização de Áreas com Potencial de Contaminação. Avaliação Preliminar....
  • Elaboração do Plano de Intervenção.
  • Execução do Plano de Intervenção.
  • Monitoramento para Encerramento.

O que é GTAC?

O Grupo Técnico de Áreas Contaminadas (GTAC) foi instituído 2002 para acompanhar o gerenciamento de áreas contaminadas no município, na Secretaria Municipal do Verde e do Meio Ambiente de São Paulo, e também divulga o Relatório de Áreas Contaminadas e Reabilitadas no Município de São Paulo, publicado trimestralmente.

O que é uma área orfã?

É o local onde há contaminação causada pela disposição, regular ou irregular, de quaisquer substâncias ou resíduos. 14.03. O que é área órfã contaminada? É a área contaminada cujos responsáveis pela disposição não sejam identificáveis ou individualizáveis.

O que é uma área reabilitada?

Área Reabilitada para Uso Declarado – é quando os níveis de risco da área atingem um patamar aceitável. Há algumas décadas, eram baixos os critérios de fiscalização e quase nulas as exigências ambientais para instalações de risco como postos de combustíveis e indústrias.

Quais são as etapas do procedimento de gerenciamento de áreas contaminadas?

As etapas são:
  • Avaliação Preliminar e Análise Crítica.
  • Investigação Confirmatória.
  • Estudos de Intrusão de Vapores.
  • Modelagem Matemática de Fluxo e Transporte de Contaminantes.
  • Avaliação de Risco à Saúde Humana.
  • Investigação Detalhada.
  • Plano de Intervenção.
  • Remediação Ambiental.

Quem deve fiscalizar as áreas passíveis de contaminação?

O gerenciamento de áreas contaminadas pode ser conduzido por um órgão federal, estadual, municipal ou até mesmo privado que possua a atribuição de controlar os problemas ambientais na região de interesse.

O que é o processo de remediação?

O processo de remediação de solos contaminados se refere à redução dos teores de contaminantes a níveis seguros e compatíveis com a proteção à saúde humana, seja impedindo ou dificultando a disseminação de substâncias nocivas ao ambiente.

O que é terreno contaminado?

Uma área contaminada pode ser definida como uma área, local ou terreno onde há comprovadamente poluição ou contaminação causada pela introdução de quaisquer substâncias ou resíduos que nela tenham sido depositados, acumulados, armazenados, enterrados ou infiltrados de forma planejada, acidental ou até mesmo natural.

O que é uma área órfã contaminada?

(A) Área órfã contaminada é entendida como o local onde há contaminação causada pela disposição, regular ou irregular, de quaisquer substâncias ou resíduos. (B) Controle social é a coleta de resíduos sólidos previamente segregados conforme sua constituição ou composição.

Como recuperar áreas contaminadas?

Para recuperar uma área com contaminação crítica, classificada como ACRi, ou para reutilizar uma área contaminada é necessário apresentar um Plano de Intervenção à Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb), agência responsável por fiscalizar atividades geradoras de poluição.

Quais as principais etapas de investigação em áreas contaminadas?

As principais etapas que constituem a investigação de áreas contaminadas são:
  • Avaliação preliminar;
  • Avaliação confirmatória;
  • Avaliação detalhada;
  • Análise de risco;
  • Remediação;
  • Gestão de resíduos;

O que a Cetesb fiscaliza?

A CETESB – Companhia Ambiental do Estado de São Paulo é a agência do Governo do Estado responsável pelo controle, fiscalização, monitoramento e licenciamento de atividades geradoras de poluição, com a preocupação fundamental de preservar e recuperar a qualidade das águas, do ar e do solo.

O que é o processo de fitorremediação?

A fitorremediação é uma técnica que objetiva a descontaminação de solo e água, utilizando-se como agente de descontaminação plantas.