:

Quais são as abelhas Scaptotrigonas?

Quais são as abelhas Scaptotrigonas?

No Brasil, existem catalogadas até agora por volta de 7 espécies do gênero, sendo elas a Scaptotrigona bipunctata (tubuna), Scaptotrigona depilis (canudo), Scaptotrigona polysticta (benjoi), Scaptotrigona postica (mandaguari preta), Scaptotrigona xanthotricha (mandaguari amarela), Scaptotrigona tubiba (tubiba) e a ...

Como identificar Mandaguari preta?

Abelhas Mandaguari – Morfologia As abelhas Mandaguari Amarela são abelhas mais claras e possuem abdome amarelado com listras e asas amarronzadas. As abelhas Mandaguari Preta possuem o abdome preto com listras claras e asas amarronzadas.

Como identificar Tubuna?

Essa espécie possui coloração negra e brilhante, com as asas bem negras, ou fumadas, e o abdômen negro, com 2 pontos na cor prata (ou 1 listra prata). A entrada do ninho da abelha Tubuna possui forma de funil e é construída com cerume escuro.

Quantos litros de mel produz a Tubuna?

3 litros Abelhas Tubuna Mel Assim chegam a produzir 3 litros de mel por temporada dependendo da oferta de alimento da região.

Quais são as abelhas que possuem ferrão?

Apis mellifera A espécie Apis mellifera, oriunda do Velho Mundo, é a mais conhecida entre as abelhas com ferrão. Desde os primórdios, ela vem sendo criada em larga escala para a produção de mel, cera e própolis. No entanto, esta espécie não existia no Brasil.

Quais são as abelhas do Brasil?

A jataí, marmelada, mirim-guaçu, mirim-preguiça, iraí e mandaguari também são comuns em meliponários.
  • Conheça outros tipos de abelhas nativas e suas especificidades:
  • Melipona scutellaris – Uruçu, urussu, urussu-boi, irussu, eiruçu, iruçu: são abelhas grandes, famosas por seu porte avantajado.

Quais os tipos de abelhas pretas?

A abelha Irapuã possui coloração negra reluzente. Mede de 6,5 mm a 7 mm de comprimento, com pernas ocreadas e asas quase negras, na metade basal, e mais claras, na metade apical. Não possui ferrão, mas se enrosca agressivamente nos pelos e nos cabelos das vítimas.

Como é abelha Bora?

A Borá é uma abelha sem ferrão bastante agressiva, principalmente nas horas quentes do dia, quando se defende, valentemente, mordiscando a pele ou se enrolando nos cabelos de quem se atreve a chegar perto de sua colmeia. Apresenta deposição de própolis como comportamento defensivo.

O que é uma pessoa tubuna?

2. Tubuna. Pessoa chata, implicante, que vive de mau humor.

Como criar tubuna?

Em caixas do tipo racional modelo INPA, seus ninhos necessitam de tamanho interno de 20x20x7 centímetros para ninho e sobreninho e 20x20x5 centímetros para melgueira, necessitando 1 ninho e 2 sobreninhos. Caixas de Tubuna podem ser mantidas a uma distância de 20 centímetros uma da outra.

Qual o tamanho da caixa de abelha tubuna?

20x20 - Caixa Para Abelhas Tubuna 20x20 - 5 Modulos.

Como diferenciar abelha com ferrão e sem ferrão?

Entre as diferenças, as mais fáceis de serem reconhecidas é pela observação da estrutura interna das colônias. A abelha africanizada (Apis mellifera), que possui ferrão, armazena o pólen e mel em favos, ao passo que as abelhas sem ferrão constroem potes para armazenar o pólen e o mel.

Quantas abelhas têm ferrão?

Engana-se quem acha que toda abelha tem ferrão, produz mel e vive na colmeia. Das 20 mil espécies conhecidas, cerca de 500 não têm ferrão.

Quais são as abelhas mais comuns no Brasil?

Apis mellifera A espécie de abelha mais criada no Brasil e no mundo é a Apis mellifera, conhecida popularmente por vários nomes, como abelha europeia, italiana, melífera, abelha de mel, africana ou africanizada.

Qual é a abelha mais encontrada no Brasil?

A abelha africanizada continua sendo a preferida não só para a produção de mel como também para suplementar a polinização em cultivos agrícolas, por ter manejo bastante conhecido e população abundante.

Quais são as abelhas nativas do Brasil?

Tetragonisca angustula – Maria-seca, virginitas, virgencitas, angelitas, abelhas-ouro, mariita, mariola, jataí, españolita, ingleses, mosquitinha-verdadeira, my-krwàt, jimerito, ramichi-amarilla, moça-branca, jatahy-amarello, trez-portas, jatihy, jatai-piqueno, jatay, jaty, jatahy, mosquito-amarelo: abelha indígena, ...

Onde encontrar abelha Bora?

A Tetragona clavipes, também chamada de borá, vorá, jataizão ou cola cola é uma abelha social da subfamília dos meliponíneos, ocorre em boa parte dos estados do Brasil.

Como identificar abelha limão?

A espécie mede cerca de 7 mm de comprimento, tem o corpo ligeiramente alongado e a coloração pardo-escura. A entrada do ninho da Abelha-Limão apresenta protuberâncias de cerume, que são abertas pelas operárias, no período da manhã, e fechadas, ao anoitecer.

Como criar abelha canudo?

As Abelhas Canudo se desenvolvem muito bem em caixas INPA. Com medidas internas de 20cm x 20cm x 8cm de ninho e sobre ninho. E com melgueiras de 20cm x 20cm x 5cm. A quantidade de módulos depende do crescimento da colmeia.