:

O que é uma curva de rarefação?

O que é uma curva de rarefação?

Curva de rarefação A riqueza de espécies aumenta com o tamanho da amostra e a isso pode causar diferenças na riqueza calculada. Ou seja, o tamanho da amostra pode influenciar diretamente na riqueza de espécies. Assim, o ideal é atenuar a riqueza ao mesmo número de indivíduos. Isto é o que chamamos de rarefação.

O que é a curva do coletor?

A curva de acumulação de espécies (ou curva do coletor) vem sendo amplamente utilizada no Brasil, constituindo um método quantitativo para determinar se a amostra é representativa da comunidade em estudo.

Como deve ser aplicada a curva do coletor?

Considerando-se que qualquer ordem das unidades amostrais é arbitrária, a única forma apropriada de se construir uma curva do coletor seria obter um grande número de curvas a partir de várias ordenações distintas, geradas aleatoriamente, e então calcular uma curva média (Coleman 1982).

O que é suficiência amostral?

O conceito de suficiência amostral – Nas escolas tradicionais de fitossociologia, a suficiência amostral é definida como uma área mínima que garanta a “composição característica” da associação ou comunidade vegetal.

Quais os principais usos de curvas de acumulação de espécies?

A curva de acumulação de espécies é comumente utilizada para definir a suficiência amostral, mas este método apresenta algumas limitações, como a ausência de um ponto de estabilização que possa ser determinado objetivamente e a arbitrariedade da ordem de entrada das unidades amostrais na construção da curva.

O que é a relação espécie área?

Em ecologia, a curva espécie-área é um gráfico que mostra o número de espécies encontradas numa área definida de um determinado habitat ou de habitats de diferentes áreas. ... A relação espécie-área é por vezes chamada de teoria espécie-área.

Como duas comunidades com o mesmo número de espécies podem diferir quanto a diversidade de espécies?

Diferentes comunidades ecológicas podem ser bem distintas quanto aos tipos e números de espécies que contêm. Por exemplo, algumas comunidades do Ártico incluem apenas poucas espécies, enquanto algumas comunidades da floresta tropical úmida têm um número imenso de espécies contidas em cada metro cúbico.

Como calcular a suficiência amostral?

A suficiência da amostra pode ser avaliada com base em limites de confiança ou probabilidades obtidas de tais distribuições empíricas (Pillar 1998, 1999a, 1999b). Ao amostrar, também é necessário decidir quanto ao método de seleção e, em alguns casos, tamanho e forma das unidades amostrais que irão compor a amostra.

O que é uma unidade amostral?

Definição: Unidade na qual são observadas e medidas as características quantitativas e qualitativas da população. A amostra é composta pelo conjunto de unidades amostrais. Cada unidade amostral gera uma única observação da variável de interesse.

O que são áreas neutras?

Território neutro: é aquele não pertecente, em princípio, a qualquer das unidades do pacto maior, federativo ou outro qualquer. Química: solução neutra é aquela que nem é ácida nem básica, e apresenta, pois, pH = 7.

O que é a teoria da biogeografia de ilhas?

Biogeografia insular ou biogeografia de ilhas é um campo de estudo da biogeografia que procura estabelecer e explicar os fatores que afetam a riqueza de espécies de uma determinada comunidade isolada numa ilha. Este campo de estudo surgiu nos anos 60 pelos ecólogos Robert MacArthur e E.O.

O que significa diversidade de espécies?

Diversidade de espécies é o número de diferentes espécies que estão representadas numa dada comunidade (um conjuntos de dados). ... A diversidade de espécies consiste em dois componentes: riqueza específica e equitatividade.

O que é a diversidade de espécies em comunidades?

Diversidade específica É uma função do número de espécies diferentes na comunidade (riqueza específica) e de suas abundâncias relativas (uniformidade de espécies). Maior número de espécies e abundâncias específicas mais uniformes resultam em diversidade específica mais alta.

O que é unidade amostral exemplo?

Unidade amostral: entidade que será selecionada no processo de amostragem. Pode ser formada por uma ou mais de uma unidades elementares. Exemplo: Domicılio.

O que é uma coisa neutra?

Significado de Neutro adjetivo Que não toma partido em uma discussão, que não escolhe um dos lados; que não se posiciona nem a favor, nem contra; neutral. Que se comporta de maneira imparcial, analisando tudo sem omitir uma opinião tendenciosa: a advogada permaneceu neutra no debate sobre o divórcio.

O que são áreas de conflito?

De acordo com as leis de trânsito, Marcações de Área de Conflito (MAC) servem para sinalizar locais de interseção onde correntes de tráfego cruzam entre si.

Quais as características que definem a riqueza de espécies em ilhas oceânicas segundo a biogeografia de ilhas?

A teoria da biogeografia de ilhas pode ser ilustrada pelo seguinte gráfico: Com relação ao grau de isolamento, as taxas de imigração tendem a ser maior em ilhas mais próximas do que em ilhas mais distantes, pois quanto maior a proximidade, maiores as chances de espécies colonizadoras alcançarem a ilha.

Como a teoria de biogeografia de ilhas de MacArthur & Wilson 1967 é aplicada na conservação de espécies?

Em resumo, para a teoria de biogeografia de ilhas, a diversidade seria regulada por processos opostos de colonização e extinção (MacArthur & Wilson 1963, 1967); em fragmentos terrestres resultantes de distintos processos antrópicos, a diversidade em espécies seria regulada pela dinâmica espacial do ecossistema, o qual ...

O que é uma espécie endêmica?

Uma espécie endêmica é aquela espécie animal ou vegetal que ocorre somente em uma determinada área ou região geográfica. O endemismo é causado por quaisquer barreiras físicas, climáticas e biológicas que delimitem com eficácia a distribuição de uma espécie ou provoquem a sua separação do grupo original.