:

Qual a função do músculo esfíncter da pupila?

Qual a função do músculo esfíncter da pupila?

Ela possui dois músculos: o músculo dilatador e o músculo esfíncter. O músculo dilatador torna a Íris menor e, consequentemente, a Pupila fica maior, permitindo a entrada de mais luz no olho. Já o músculo esfíncter deixa a Íris maior e a Pupila menor, permitindo que menos luz entre no olho.

Qual nervo inerva o músculo dilatador da pupila?

O músculo ciliar e o músculo esfíncter da pupila têm inervação parassimpática através do nervo oculomotor (III par) e o músculo dilatador da pupila tem inervação simpática.

Qual o nervo que contrai a pupila?

O nervo óptico, depois quiasma e tracto, conecta-se ao núcleo pré-tectal do mesencéfalo superior, contornando o núcleo geniculado lateral, na região conhecida como colículo superior. Esse caminho é denominado via aferente do reflexo pupilar e é comum tanto ao reflexo pupilar direto quanto ao consensual.

O que é o músculo ciliares?

O músculo ciliar possui uma grande importância na visão das pessoas. Isso porque é ele que controla a acomodação do olho para que possamos visualizar os objetos em várias distâncias e regula o humor aquoso que passa pelo canal de Schlemm.

Quais músculos são responsáveis pela abertura e fechamento da pupila?

A íris é composta por dois músculos, o músculo esfíncter da pupila, com inervação parassimpática, responsável pela miose (contração) pupilar, e o músculo dilatador da pupila, com inervação simpática, responsável pela midríase (dilatação pupilar).

Qual é a função do nervo oculomotor?

Tem como função realizar a movimentação de diversos músculos extrínsecos do bulbo ocular como músculo reto superior, inferior e medial, músculo oblíquo inferior, músculo levantador da pálpebra superior (fonte eferente somática para os músculos extraoculares) e músculo esfíncter da pupila e músculo ciliar (fonte ...

Qual músculo dilatador da pupila?

A íris é composta por dois músculos, o músculo esfíncter da pupila, com inervação parassimpática, responsável pela miose (contração) pupilar, e o músculo dilatador da pupila, com inervação simpática, responsável pela midríase (dilatação pupilar).

Qual nervo craniano e responsável pelo fechamento da pupila?

Nervo abducente. Esses três nervos estão agrupados juntos, pois são responsáveis pela movimentação dos olhos. Sendo o Nervo Oculomotor responsável também pelo fechamento da pupila e movimentação do músculo ciliar que atua na forma da lente.

Onde fica localizado o nervo oculomotor?

O nervo oculomotor possui sua origem no mesencéfalo; a partir desse ponto, atravessa a dura-máter no sentido lateral ao diafragma da sela que atua como teto para a glândula hipófise, depois transpassa o teto e a parede lateral do seio cavernoso.

Como ocorre a miose?

A miose é uma condição que ocorre quando as pupilas permanecem contraídas, não respondendo à quantidade de luz que chega aos olhos. Isto ocorre devido à contração excessiva do músculo circular, que é responsável pela diminuição do tamanho da pupila, ou por um défice de atividade do músculo dilatador pupilar.

Onde fica o músculo ciliares no olho?

A coroide e íris (o músculo ciliar é marcado perto da parte superior.) O músculo ciliar é um anel de músculo liso na camada do meio do olho (camada vascular) que controla o alojamento para a visualização de objetos a distâncias variadas e regula o fluxo do humor aquoso para dentro do canal de Schlemm.

Qual é a função do humor aquoso?

Humor aquoso é responsável por manter saúde e transparência dos olhos.

Quem é responsável pela contração da pupila?

A íris é composta por dois músculos, o músculo esfíncter da pupila, com inervação parassimpática, responsável pela miose (contração) pupilar, e o músculo dilatador da pupila, com inervação simpática, responsável pela midríase (dilatação pupilar).

O que é o nervo oculomotor?

O nervo oculomotor constitui o III par de um agrupamento de doze nervos conhecido como os nervos cranianos. Esse grupo recebe esse nome porque emerge através dos acidentes anatômicos cranianos, como as fissuras e os forames e estão envolvidos por bainhas tubulares que são originadas das meninges cranianas.

Qual é a função do nervo Troclear?

O nervo troclear é motor, visto que é formado por fibras eferentes somáticas, cuja função é inervar o músculo oblíquo superior. A origem aparente do NC IV no encéfalo e no crânio é, respectivamente, o véu medular superior e a fissura orbital superior.

Como ocorre a contração da pupila?

Quando o ambiente está muito iluminado, ocorre uma tentativa de restringir a quantidade de luz que entrará no olho, a fim de evitar lesões na retina. Com isso, há uma contração do músculo constritor da íris, que fica mais aparente, e a pupila fica contraída, bem pequena. Este fenômeno é conhecido como miose.

Como examinar o nervo oculomotor?

O III (oculomotor), IV (troclear) e VI (abducente) nervos são avaliados através da motricidade ocular extrínseca posicionando-se um estímulo luminoso em várias direções. O terceiro nervo também é responsável pela eferência do reflexo fotomotor.

Onde está localizado o nervo Troclear?

O núcleo do nervo troclear pode ser encontrado ao nível do colículo inferior do tronco cerebral (encefálico). É o único núcleo que fornece fibras para o feixe nervoso conhecido como nervo troclear. Ele deixa o crânio através da fissura orbitária superior. Ele inerva um único músculo do olho: o músculo oblíquo superior.

O que é miose no olho?

Miose é um termo médico para a constrição (diminuição do diâmetro) da pupila. É o oposto da midríase. É encontrada em diversas condições médicas, e também pode ser causada por algumas drogas. Os colírios usados para intencionalmente causar miose são chamados de mióticos.

O que pode causar midríase?

A midríase é uma dilatação que a pupila sofre em decorrência de causas não fisiológicas. Essa dilatação prolongada acontece, geralmente, como resultado de algum trauma sofrido pelo olho, um distúrbio médico ou efeito colateral de um medicamento.