Como são formados os túbulos dentinários?
Como são formados os túbulos dentinários?
Túbulos Dentinários Percorrem toda a dentina de forma sinuosa, são formados pela sua mineralização ao redor dos prolongamentos odontoblásticos. São mais numerosos na porção mais interna da dentina. São prenchidos pelos prolongamentos e pelo fluido dentinário.
Qual a constituição do tecido pulpar?
O tecido pulpar é composto de um material gelatinoso, de consistência viscosa, denominado de matriz extracelular. ... Os fibroblastos são as células mais numerosas da polpa dental e são responsáveis pela formação de fibras colágenas e proteínas da matriz do tecido pulpar (ESTRELA, 2007).
Quais as três principais teorias que explicam a sensibilidade dentinária?
(2005), muitas teorias têm sido propostas para explicar o mecanismo da hipersensibilidade da dentina: a presença de fibras nervosas interdentinárias; excitação de uma fibra nervosa através da sinapse com o odontoblasto; a excitação de uma fibra nervosa livre na polpa e a teoria hidrodinâmica de Brännström.
Como diagnosticar hipersensibilidade dentinária?
O diagnóstico da hipersensibilidade dentinária é feito através da percepção do paciente, informando o problema ao profissional, com dados realçados pelo questionário específico realizado. Além disso, os dados clínicos visualizados pelo dentista são de suma importância11,34.
Qual a origem da dentina?
A dentina é secretada pelos odontoblastos, que são células mesenquimais especializadas na produção da matriz proteica precursora, chamada pré-dentina.
Qual é a estrutura que contém as células que produzem a dentina?
Odontologia. Odontoblasto é uma célula responsável pela síntese ou produção da dentina, a camada situada na parte de baixo do esmalte, sua principal função é a dentinogênese.
O que é cálculo pulpar?
Os cálculos pulpares podem existir livremente dentro do tecido pulpar, rodeados por tecido conjuntivo, sendo mais comumente encontrados ou estar aderidos a dentina presos à parede pulpar na região apical. Também podem ser classificados morfologicamente como verdadeiros ou falsos.
O que corresponde a polpa do dente?
A polpa dentária Essa é considerada a peça mais viva do dente, como se fosse o coração de toda a estrutura. "Em seu interior existem vasos sanguíneos e terminações nervosas encarregadas da manutenção da vitalidade do elemento dental".
Qual das teorias a seguir é a mais aceita para explicar a sensibilidade dentinária?
A teoria hidrodinâmica proposta por Brannstrom na década de 1960 ainda é até hoje a mais reconhecida para explicar o mecanismo da sensibilidade dentinária.
Qual teoria melhor explica a sensibilidade dentinária?
Atualmente, tenta-se explicar a sensibilidade dentinária através da teoria hidrodinâmica de Brännströn. Em essência, esta teoria estabelece que a movimentação dinâmica dos fluidos nos canalículos dentinários é comum para estímulos mecânicos, térmicos e osmótico. Esses movimentos de fluidos resultam na dor dentinária.
Onde se localiza a dentina?
A dentina. Essa parte fica logo atrás do esmalte e apresenta uma estrutura menos dura. Sua principal função é defender a primeira camada protetora, absorvendo impactos externos causados por alimentos ou desgastes. Ela também é responsável pela área sensitiva do dente que é totalmente ligada à polpa, a parte nervosa.
O que leva à formação da dentina secundária e onde ela se forma e como é essa dentina?
Sendo esta dividida em: dentina fisiológica:que se forma naturalmente durante a vida,diminuindo assim a cavidade pulpar,e dentina reacional:esta é formada sob influência de uma reação,como a cárie. A medida em que a lesão aumenta,é formada mais dentina para afastar a cavidade pulpar da lesão cariosa,protegendo a polpa.
Qual é o nome da célula que vai dar origem a dentina?
Odontoblasto é um tipo de células colunares responsáveis pela síntese de matriz da pré-dentina.
Qual tecido forma a dentina?
tecido conjuntivo
A Dentina é um tecido conjuntivo avascular, mineralizado, especializado que forma o corpo do dente, suportando e compensando a fragilidade do esmalte. A dentina é recoberta pelo esmalte na sua porção coronária e pelo cemento na porção radicular.
O que quer dizer Nodulo pulpar?
Resumo: Os nódulos pulpares são estruturas mineralizadas que se formam no interior da polpa de dentes permanentes e decíduos, em diversas situações clínicas. A formação dessas estruturas pode inviabilizar o tratamento endodôntico.
Quais são os tipos de cálculos pulpares?
A classificação citada por Nanci Antonio (2013), compreende quatro tipos: cálculos pulpares verdadeiros, cálculos pulpares falsos e cálculos pulpares aderidos ou livres.
Como matar a polpa do dente?
Quando a cárie ultrapassou as camadas superficiais do dente e chegou à polpa, a única saída é fazer o canal, em que nervos são retirados e o conteúdo interno é substituído por um material inerte. Apesar de efetivo, esse tratamento torna o dente vulnerável a fraturas e até exige o uso de próteses no futuro.
Como se desenvolve a função protetiva da polpa?
Quando a polpa é sujeita a injuria ou irritações mecânicas, térmicas, químicas ou bacterianas, desencadeia uma reação efetiva de defesa. Essa reação defensiva é caracterizada pela formação de dentina reparadora, se a irritação é ligeira, ou por uma reação inflamatória se a irritação é mais severa.