:

O que é período de infecção patente?

O que é período de infecção patente?

Tempo decorrido entre a infecção e o aparecimento dos sintomas de uma doença.

O que é Estenoxeno e Eurixeno?

Parasitos Estenoxenos: São parasitas que abrigam espécies de vertebrados. Parasitos Eurixenos: São parasitas que vivem em uma variedade de hospedeiros possíveis. desenvolvem tanto em feridas necrosadas, quanto em matérias orgânicas em decomposição.

O que é período Subpatente?

C. Período sub-patente: Ocorre em algumas protozooses, após o período patente e caracteriza- se pelo não encontro de parasitas pelos métodos usuais de diagnóstico, sendo geralmente sucedido por um período de aumento do número de parasitas (período patente).

O que é período Parasitologico?

2- Períodos Parasitológicos: A. Período pré-patente: É o compreendido desde a penetração do parasita no hospedeiro até a liberação de ovos, cistos ou formas que possam ser detectadas por métodos laboratoriais específicos.

O que significa período patente?

Período de incubação: é o período decorrente entre a penetração do agente etiológico e o aparecimento dos primeiros sintomas clínicos. Período pré-patente: é o período que decorre entre a penetração do agente etiológico e o aparecimento das primeiras formas detectáveis do agente etiológico.

O que significa Estenoxeno?

Em relação à especificidade parasitária: Estenoxeno: é o parasita que apresenta uma especificidade parasitária restrita a uma determinada espécie de hospedeiro. Eurixeno; é o parasita que apresenta uma especificidade parasitária ampla, parasitando hospedeiros pertencentes a grupos zoológicos distintos.

O que é um parasita Estenoxeno?

Parasito estenoxênico: é o que parasita espécie de vertebrados muito próximas. Parasito eurixeno: é o que parasita espécie de vertebrados muito distinta. Parasito facultativo: é o que pode viver parasitando um hospedeiro ou não, isto é, pode ter hábitos de vida livre ou parasitária.

O que são Estenoxeno?

Parasito estenoxênico: é o que parasita espécie de vertebrados muito próximas. Parasito eurixeno: é o que parasita espécie de vertebrados muito distinta. Parasito facultativo: é o que pode viver parasitando um hospedeiro ou não, isto é, pode ter hábitos de vida livre ou parasitária.

Quais são os períodos parasitológicos?

períodos parasitológicos (relacionados ao parasito): pré-patente e patente. Período pré-patente é o período que decorre entre a penetração do agente etiológico e o aparecimento das primeiras formas detectáveis do agente etiológico.

O que é o período de infecciosidade?

Período no qual os sintomas de uma doença desaparecem, apesar do hospedeiro estar infectado, e ser capaz de transmitir a doença.

O que é Heteroxeno e Monoxeno?

Ciclo de vida direto ou monoxeno: parasitos que utilizam apenas um hospedeiro. Alguns parasitos de ciclo de vida direto e reprodução assexuada multiplicam-se por fissão, e um organismo se divide em dois idênticos. Ciclo de vida indireto ou heteroxeno: parasitos que necessitam de um ou mais hospedeiros intermediários.

O que são os parasitas?

O que é parasita Parasitas são seres que vivem “em função” de outros. Eles podem ser internos ou externos. Além disso, há parasitas que não interferem no ciclo de vida de seu hospedeiro, enquanto outros causam doenças e são extremamente prejudiciais para esses organismos.

São exemplos de parasitas Heteroxenos?

Heteroxenos ou digenéticos são os parasitas que só completam o seu ciclo evolutivo passando pelo menos em dois hospedeiros. São exemplos o esquistossomo e o tripanossoma.

O que é uma doença Espoliativa?

Ação Espoliativa: nesse tipo de ação, o parasito se alimenta com os nutrientes metabolizados pelo hospedeiro, ou seja, subtrai do hospedeiro as suas necessidades.

O que é uma infestação?

Infestação: é o alojamento, desenvolvimento e reprodução de artrópodes na superfície do corpo, nas vestes ou na moradia de humanos ou de animais.

Quais as divisões da parasitologia?

PROTOZOOLOGIA: protozoários (animais unicelulares, Ameba, Giardia); HELMINTOLOGIA: helmintos (Taenia, Ascaris); ENTOMOLOGIA: artrópodes (Filariose); MICROBIOLOGIA: bacteriologia/micologia/virologia.

O que é o período Prodrômico quais são os sintomas *?

A evolução apresenta três períodos bem definidos: t Período prodrômico ou catarral - Tem duração de 6 dias: no início da doença, surge febre, acompanhada de tosse produtiva, corrimento seromucoso do nariz, conjuntivite e fotofobia.

O que é o período Prodrômico Quais são os sintomas?

Período prodrômico Sucede o período de incubação e apresenta sinais e sintomas inespecíficos, o que dificulta o diagnóstico nesse período (exemplo de tosse, febre, mal estar). Tem curta duração, geralmente alguns dias, e alta transmissibilidade.

Qual a diferença entre Monoxeno e Heteroxeno?

Monoxenos ou monogenéticos são os parasitas que realizam o seu ciclo evolutivo em um único hospedeiro. Exemplos: o Ascaris lumbricoides (lombriga) e o Enterobius vermicularis (oxiúrio). Heteroxenos ou digenéticos são os parasitas que só completam o seu ciclo evolutivo passando pelo menos em dois hospedeiros.