:

O que é NBR 14136?

O que é NBR 14136?

Esta Norma fixa as dimensões de plugues e tomadas de características nominais até 20 A/250 V em corrente alternada, para uso doméstico e análogo, para a ligação a sistemas de distribuição com tensões nominais compreendidas entre 1 V em corrente alternada.

Qual a norma de certificação vigente para tomadas no Brasil segundo o Inmetro?

Atendendo a pleitos do setor produtivo e de entidades de defesa do consumidor, principalmente, o Instituto publicou a Portaria Inmetro nº 185, de 21 de julho de 2000, tornando obrigatório que os plugues e tomadas fabricados e comercializados no País atendessem aos requisitos da ABNT NBR 14136, a partir de 1º de janeiro ...

Qual necessidade de se ter um padrão de plugues e tomadas?

O novo padrão de plugues e tomadas veio para garantir o mais importante: a segurança de seus usuários. Essas mudanças ajudam a eliminar o risco de choques elétricos e a evitar acidentes graves. Por conseguinte, não haverá a necessidade de comprar inúmeros adaptadores, facilitando também a sua rotina.

Qual é o padrão das tomadas brasileiras?

O padrão brasileiro são as tomadas de 3 pinos para os aparelhos que necessitam de aterramento, como: ar condicionado e computadores, e todos os aparelhos que apresentam risco de choques. Já para outros aparelhos, o plug de tomada é o antigo, com dois pinos.

Qual a altura correta da tomada baixa média e alta respectivamente?

Segundo a norma NBR 5410, as tomadas e interruptores podem ser instaladas em 3 alturas: – Baixas: 30 cm a partir do chão; – Médias: 1, cm) até 1, cm) a partir do chão; – Altas: 2 m até 2, cm) a partir do chão.

Como dimensionar tomadas de uso geral?

Confira abaixo como deve-se efetuar os cálculos:
  1. Locais com área ≤ 6m²: Ao menos 1 tomada;
  2. Locais com área > 6m²: 1 tomada a cada 5m ou fração do perímetro, com tomadas bem espaçadas e uniformemente de acordo com o projeto;

Qual o padrão das tomadas brasileiras?

Plugues e Tomadas. Com a criação do Padrão Brasileiro de Plugues e Tomadas, o nosso mercado passa a comercializar apenas dois modelos de plugues e tomadas. Nele, os plugues possuem dois ou três pinos redondos e as tomadas três orifícios de 4 mm ou 4,8 mm.

Qual a altura ideal para uma tomada?

Segundo a norma NBR 5410, as tomadas e interruptores podem ser instaladas em 3 alturas: – Baixas: 30 cm a partir do chão; – Médias: 1, cm) até 1, cm) a partir do chão; – Altas: 2 m até 2, cm) a partir do chão.

Qual a potência de uma tomada de uso geral?

Tomada de Uso Geral (TUG): Potência Mínimo de 600 VA por tomada, ate 3 tomadas.

O que é tomada UK?

A tomada padrão UK não é a mesma tomada padrão europeu que encontramos em grande parte do continente. A Inglaterra e demais países do Reino Unido adotam o tipo G, bem diferente dos modelos mais conhecidos. O formato das tomadas é diferente, bem triangular, com três pinos achatados em direções diferentes.

O que é tomada EUA e tomada eu?

Cada tipo tem uma forma e quantidade de pinos. Na Europa, por exemplo, os tipos mais utilizados são o C e o F, ambos com dois pinos redondos. Nos Estados Unidos o mais comum é o tipo A ou B, com pinos chatos. Já no Brasil, o padrão é o tipo N, com três pinos redondos.

Qual é a tomada do Brasil?

Lista prática para viajantes: tomadas e voltagem de cada país
País/regiãoTipo de plug usado no país/regiãoVoltagem no país/região
BrasilC, N1 V
BruneiG240 V
BulgáriaC, F230 V
Burkina FasoC, E220 V
Mais 151 linhas

Qual deve ser a altura do padrão de energia?

A altura de 3500mm do poste de entrada, deve ser respeitada ou você pode não ter seu padrão aprovado para instalação. A caixa do medidor de energia deve ser fixada na altura de 1500 mm para facilitar a leitura.