:

Quando fazer a odontometria?

Quando fazer a odontometria?

A Odontometria é a uma etapa operatória muito importante realizada durante o tratamento endodôntico, com o objetivo de determinar o comprimento real dos canais. Essa medição pode ser feita com o uso de Localizadores Eletrônicos Foraminais.

Como fazer a odontometria?

O dente que sofrerá intervenção endodôntica deve estar centralizado no filme. A ampola de raios X deve ser então posicionada. Com relação ao comprimento, dentes com o CAD até 21mm é óbvio a seleção de limas com 21mm e, respectivamente para os dentes até 25mm e 31mm.

Qual a importância da odontometria?

A correta odontometria é muito importante, pois faz-se necessário diminuir ao máximo possível os traumas operatórios, promovendo assim, o respeito ao tecidos periapicais, que constitui um dos ítens que compõem os princípios básicos do tratamento endodôntico.

Quais as consequências de uma odontometria incorreta?

Uma mensuração incorreta frequentemente conduz a um pós-operatório sintomático e a acidentes como: Perfuração apical. Sobre-obturação. Sub-obturação.

Quando o tratamento endodôntico está indicado é porque o dente apresenta os seguintes sintomas?

Dor de dente A dor de dente, no caso de problemas na polpa, é persistente e costuma estar associada à sensibilidade térmica, isto é, ao incômodo durante a ingestão de alimentos quentes ou frios. Contudo, vale lembrar que nem toda dor de dente quer dizer que inevitavelmente você terá de realizar a endodontia.

É o conjunto de procedimentos que visa estabelecer o comprimento aparente do dente para fins de PrEParo e obturação do canal?

Odontometria Diagnóstico Cirurgia de acesso PBM Obturação Restauração/proservação Conceito de odontometria É um conjunto de procedimentos que visa estabelecer o comprimento do dente para fins de preparo e obturação do canal Comprimento de trabalho É a distância entre um ponto de referência coronário e outro situado no ...

Quais radiografias são necessárias para a Odontometria?

Para os cálculos odontométricos foram necessárias 3 radiografias: a inicial com a técnica do paralelismo, cálculo do X com a técnica da bissetrizexcêntrica e a confirmação do CRT ou CT com a técnica da bissetriz excêntrica.

O que é técnica de Clark?

A técnica de Clark consiste em realizar duas radiografias periapicais com diferentes angulações horizontais, sendo uma no sentido orto- radial e outra com deslocamento horizontal do cabeçote de Raio-X no sentido mesio-radial ou disto-radial.

Quais os principais motivos que levam um dente a precisar de tratamento endodôntico?

O que leva um dente a precisar de tratamento de canal?
  • Cáries profundas (que afetam a polpa);
  • Traumas (acidentes ou pancadas);
  • Fraturas (quebras) do dente;
  • Tratamentos periodontais: inflamação de gengiva e osso, onde o seu tratamento pode comprometer a polpa (nervo) do dente;

Como medir o comprimento aparente do dente?

Com uma régua ou paquímetro, devemos medir em uma radiografia periapical o ponto mais alto da coroa até o vértice radiográfico. Subtraímos 3 mm da media inicial, que equivale a 2/3 do comprimento da raiz.

O que é IAI endodontia?

- IAI: instrumento apical inicial.

Quais os objetivos finais do preparo do canal?

O preparo do canal radicular representa uma das fases mais importantes da terapia endodôntica, tendo como objetivo a limpeza, a desinfecção e a obtenção de uma forma adequada, com superfície regular e ausência de desvio foraminal, o que possibilita melhor ajuste do material obturador14.