:

Quando usar o et al em citações?

Quando usar o et al em citações?

O que é o et al? É uma sigla em latim que deve ser utilizada sempre que for feita uma citação ou menção de um texto que tenha autoria de mais de três pessoas.

Como usar o et al ABNT?

De qualquer forma, o limite que a ABNT coloca é o de três autores. Quando um trabalho possui quatro autores ou mais, a expressão entra em cena. Nesse caso, somente ficaria o nome do primeiro autor, seguido do et al. Os autores “sobrantes”, por assim dizer, desaparecem.

Quando usar o et al 2021?

Et al. é uma palavra que vem do latim “et alii” ou “et alia”, que significa “e outros” ou “e outras”. De acordo com as normas da ABNT, a expressão deve ser usada para indicar que uma obra foi produzida por quatro autores ou mais.

Quando tem 3 autores como citar?

Para três, quatro ou cinco autores, deve-se informar o sobrenome de todos os autores na primeira citação; para as citações subsequentes, incluir o sobrenome do primeiro autor seguido de et al. (sem itálico).

Como fazer citação indireta et al?

(Citação indireta. Quando o sobrenome do primeiro autor estiver fora dos parênteses, pôr só a inicial em maiúsculas, seguido da expressão latina et al. Acrescente ano da publicação entre parênteses.

Como usar o Ibidem?

Ibidem: no mesmo lugar As abreviatura ibid. ou ib. são usadas para indicar na mesma obra anteriormente referida, indicando que se mantém a mesma obra do mesmo autor, ocorrendo apenas a mudança de página.

Quando usar itálico na ABNT?

Deve ser utilizado em títulos de livros, periódicos, peças, filmes, óperas, músicas, pinturas, esculturas, entre outros citados no texto. Nomes científicos de espécies; palavras e locuções em outros idiomas e palavras ou expressões latinas citados no texto aos quais se queira dar ênfase também podem vir em itálico.

Como citar no texto mais de 3 autores ABNT?

Na hora de mencionar um artigo científico de mais de três autores no corpo do texto é só colocar o sobrenome do primeiro autor, que é mencionado no artigo referência, seguido da terminologia “et al. “ Exemplo: Lima et al.

Como citar obra com mais de 3 autores ABNT?

Na hora de mencionar um artigo científico de mais de três autores no corpo do texto é só colocar o sobrenome do primeiro autor, que é mencionado no artigo referência, seguido da terminologia “et al. “ Exemplo: Lima et al.

Como usar idem e ibidem ABNT?

O Idem (ou id) é usado para substituir o nome do autor quando se trata de citação de diferentes obras, mas escritas pela mesma pessoa. Já o Ibidem (ou Ibid) é empregado para substituir as informações bibliográficas da citação anterior, pois se trata da mesma obra e o único elemento que varia é a página.

Como usar passim?

Passim. Significa “aqui e ali”. É utilizada quando as informações citadas vierem de páginas diferentes do mesmo documento. Considerando que a expressão evita a menção de muitos números, a sua utilização ajuda a manter a legibilidade do texto.