:

Qual é o principio de funcionamento de um inversor de frequência?

Qual é o principio de funcionamento de um inversor de frequência?

Seu principio de funcionamento é baseado no campo magnético girante, que surge quando um sistema de alimentação de corrente alternada é aplicada em polos defasados entre si 120º. Desta forma surge o campo magnético, através deste defasamento.

Quais os blocos básicos de um inversor de frequência?

Programação: Painel que apresenta as informações gerais e também é onde é realizada a programação do inversor. Interface (I/O): Através deste bloco o inversor se comunica com dispositivos externos, como computadores. Controle: Neste bloco são tomadas decisões de acordo com a programações, e sinais internos ou externos.

Quais são os tipos de inversores de frequência?

Podemos classificar os inversores em dois tipos: inversores escalares e vetoriais. Os escalares e vetoriais possuem a mesma estrutura de funcionamento, mas a diferença esta no modo em que o torque é controlado.

O que é jog no inversor de frequência?

O JOG ou impulso é um recurso usado para fazer uma máquina funcionar em velocidades muito baixas, facilitando o posicionamento de peças antes de entrar em funcionamento normal.

Qual o componente eletrônico utilizado no inversor de frequência?

Os diodos são componentes semicondutores que permitem a passagem da corrente em apenas um sentido: do anodo (A) para o catodo (K). Devido a sua característica de funcionamento, se inserirmos uma tensão alternada sobre um diodo, essa tensão será convertida em uma tensão contínua pulsante.

Como acontece a variação de velocidade no inversor de frequência?

Descrição: Equipamento eletrônico utilizado para variação de velocidade de motores de indução trifásicos. Funcionamento: A variação da velocidade do motor ocorre através da variação da frequência e tensão de saída.

Qual a função do bloco inversor no inversor de frequência?

Blocos do inversor de frequência. O inversor de frequência é ligado na rede elétrica, e em sua saída há uma carga que receberá a frequência modificada pelo inversor. No primeiro estágio, o inversor utiliza o circuito retificador para transformar a tensão alternada em contínua.

Quais os principais parâmetros do inversor de frequência?

O inversor de frequência controla apenas um motor por vez. No entanto este equipamento controla não somente a partida de motor, mas é capaz de variar sua velocidade de forma que o torque permaneça constante, através do que chamamos curva V/f.

Quais os controles usados em inversores de frequência?

Controle: Possui vários modos de controle, sendo os principais V/F, Quadrático e Vetorial. V/F: Também chamado de controle Escalar, o mesmo forma uma curva constante de tensão x frequência, onde o motor atinge a máxima rotação (nominal) quanto a tensão e a frequência de saída do inversor são iguais a de placa do motor.

Por que devemos parametrizar o inversor de frequência?

Programar um inversor é dito "parametrizar" o inversor. Conforme vimos, para manter o torque quando a velocidade varia basta ter a relação V/F constante. ... Entretanto, em aplicações AC de freqüência muito baixa não é possível manter o torque constante em rotações muito baixas, dada a própria curva de rendimento do motor.

O que é a função jog?

A tecla JOG é um recurso que faz o motor girar com velocidade bem baixa. Isso facilita o posicionamento de pe- ças antes da máquina funcionar em seu regime normal.

Qual é o componente mais utilizado atualmente no circuito de potência de saída de um inversor de frequência?

A PWM é a técnica mais utilizada no controle dos inversores.

Que tipos de motores elétricos podem ser acionados pelo inversor de frequência?

Sendo assim, os sistemas que antes usavam motores de corrente contínua (CC) pela facilidade de controle, atualmente também podem usar motores de corrente alternada (CA). ... Para exemplificar isso, podemos citar que os motores de indução podem ser acionados através de inversores de frequência.

Como funciona um inversor de frequência?

Para controlar a potência consumida pela carga, o inversor de frequência transforma corrente elétrica alternada fixa (corrente e tensão) em corrente elétrica CA variável, variando a frequência entregue pela rede.

Como funciona o circuito inversor de frequência?

O inversor de frequência converte um sinal de tensão elétrica senoidal em um sinal de onda quadrada, através de uma modulação chamada PWM – Pulse Width Modulation (Modulação por Largura de Pulso), esse sinal de entrada é tratado por alguns blocos que compõem esses equipamentos.

Por que é necessário um circuito conversor retificador na entrada do inversor de frequência?

O retificador recebe a tensão alternada da rede e a retifica, realizando assim o primeiro passo do processo de trabalho interno do inversor – a fim de se obter o controle da velocidade do motor – pela criação de fases com frequência variável, de acordo com a necessidade do processo.

Qual a função do filtro capacitivo no inversor de frequência?

Uma vez que a linha ca apresenta uma característica indutiva, a fim de evitar surtos de tensão na saída do inversor, deve-se inserir elementos capacitivos, capazes de absorver as diferenças instantâneas das correntes.

O que são parâmetros de configuração de inversor de frequência?

Um inversor de freqüência possibilita o controle da velocidade de um motor trifásico através da freqüência da tensão gerada. ... Programar um inversor é dito "parametrizar" o inversor. Inversores Escalares e Vetoriais. Conforme vimos, para manter o torque quando a velocidade varia basta ter a relação V/F constante.

Quais as principais desvantagens de um inversor de frequência?

Desvantagens do inversor de frequência
  • Custo inicial relativamente alto;
  • Grande quantidade de componentes sofisticados que requerem técnicos especializados para a manutenção;
  • Limitação do uso em sistemas de bombeamento de líquido com partículas em suspensão.

O que é controle SensorLess?

Vetorial sem Sensor: No modo de controle vetorial é adicionada a realimentação da corrente injetada no motor, sendo utilizada para corrigir a variação de velocidade e a perca de torque em velocidades baixas. Também chamado de SensorLess (quando não possui encoder de realimentação de velocidade).