:

Quais são as técnicas de moldagem de trabalho para prótese fixa?

Quais são as técnicas de moldagem de trabalho para prótese fixa?

Para a utilização destes materiais, o dentista deve deter algumas técnicas de moldagem que são: técnica de moldagem com casquete individual, técnica de reembasamento ou dupla impressão e a técnica simultânea ou dupla mistura.

Qual material de moldagem para prótese fixa?

Os materiais de moldagem que mais utilizados atualmente são os elastômeros, que podem ser divididos em polissulfetos ou mercaptanas, poliéter, silicona de condensação ou polisiloxano e silicona de adição ou polivinilsiloxano.

Quais as formas diretas de se obter o casquete para moldagem de prótese fixa?

Um casquete pode ser obtido de duas formas: 1) a partir do um modelo obtido através de uma moldagem preliminar com alginato; ou 2) duplicando as restaurações provisórias (8).

Quais são os requisitos para uma boa moldagem?

Além de um bom material, a execução de uma boa moldagem depende de três requisitos básicos:
  • Extensão do preparo: Manutenção da saúde periodontal, com ausência de inflamação e exsudato.
  • Término Cervical: O termino cervical deve ser liso, polido e bem definido para que possa ser copiado detalhadamente durante a moldagem.

Quais são os tipos de moldeiras?

As moldeiras convencionais (de estoque) podem ser divididas, conforme sua apresentação, em lisas ou perfuradas. As perfuradas são geralmente utilizadas quando há a necessidade de maior retenção do material de moldagem à moldeira, caso do alginato. Já as moldeiras lisas são utilizadas para godiva.

Quais são os materiais de moldagem irreversíveis?

Ela vai transferir a situação clínica para o laboratório onde vai ser confeccionada a prótese. Portanto, existem diversos materiais para obtermos o molde, dentre eles, os que se destacam são os hidrocolóides irreversíveis (alginato) e os elastômeros (poliéter, silicona de adição, silicona de condensação e polissufeto).

Quais são os materiais necessário para a moldagem?

Entre os materiais tradicionais mais utilizados para a moldagem odontológica estão:
  • alginato;
  • silicone;
  • godiva.

Em que consiste a técnica de Reembasamento ou moldagem funcional?

REEMBASAMENTO FUNCIONAL A técnica de reembasamento funcional consiste na adição de uma nova camada de material à superfície interna da base da prótese, a qual proporciona o perfeito assentamento desta sobre a mucosa do rebordo residual.

Como fazer uma moldagem com casquete?

Esta técnica é realizada em 5 etapas: 1) confec- ção dos casquetes em resina utilizando o modelo de gesso ou as coroas provisórias4 ou diretamente na boca do paciente sobre o dente preparado, 2) reembasamento dos casquete com resina acrílica (Duralay - Reliance Co - EUA), 3) Moldagem com elastômeros, 4) Remoção do ...

O que é casquete individual?

A técnica individual de casquete é usada principalmente na confecção de restaurações estéticas quando apresenta pouca gengiva inserida. Os materiais de moldagem que apresentam os melhores resultados clínicos quando da utilização de casquetes são: poliéter e polissulfeto.

O que são materiais de moldagem?

Portanto, existem diversos materiais para obtermos o molde, dentre eles, os que se destacam são os hidrocolóides irreversíveis (alginato) e os elastômeros (poliéter, silicona de adição, silicona de condensação e polissufeto).

Quais são os tipos de moldeiras Odontologicas?

As moldeiras convencionais (de estoque) podem ser divididas, conforme sua apresentação, em lisas ou perfuradas. As perfuradas são geralmente utilizadas quando há a necessidade de maior retenção do material de moldagem à moldeira, caso do alginato. Já as moldeiras lisas são utilizadas para godiva.

Quais são as moldeiras de estoque?

As moldeiras de estoque, como o próprio nome diz, são aquelas encontradas nas casas de artigos dentários, geralmente feitas de alumínio, podendo ser LISAS quando utiliza-se um material de moldagem que adere ao metal (godiva) ou PERFURADAS quando o material não oferece aderência (silicone) (Figura 1a e 1b).

O que é hidrocolóide irreversível?

O alginato ou hidrocolóide irreversível é um dos materiais de moldagem mais utilizados na prática odontológica; e são vários os fatores que contribuem para sua escolha, entre eles, pode-se citar o seu baixo custo e fácil manipulação.

Em quais procedimentos se utiliza o alginato?

Os três tipos de materiais para moldagem odontológica mais utilizados são: Alginato: Fácil de manipular e relativamente barato, o alginato permite uma reprodução fiel da arcada dentária.