:

Quais os tipos de lavagem intestinal?

Quais os tipos de lavagem intestinal?

A lavagem intestinal, ou enema, é um dos procedimentos básicos da assistência de enfermagem.

O que é enema e quais os tipos?

O clister, enema ou chuca, é um procedimento que consiste na colocação de um pequeno tubo pelo ânus, no qual é introduzida água ou alguma outra substância com o objetivo de lavar o intestino, sendo normalmente indicado nos casos de prisão de ventre, para aliviar o desconforto e facilitar a saída das fezes.

Como fazer lavagem intestinal com Fleet enema?

Antes de usar, retire a capa protetora da cânula retal. Com o frasco para cima, segure a capa protetora, retirando-a suavemente. Inserir suavemente a cânula no reto, como se a ponta fosse em direção ao umbigo. Comprimir o frasco até ser expelido quase todo o líquido. Retire a cânula do reto.

Quando é preciso fazer lavagem intestinal?

Atualmente, a lavagem intestinal tem por finalidade:
  • Eliminar a distensão abdominal e a flatulência.
  • Facilitar a eliminação de fezes, em casos de constipação severa.
  • Remover o sangue nos casos de melena .
  • Preparar o paciente para cirurgias, exames e tratamento do trato intestinal.

Quais são os tipos de enema?

Tipos: 1- Enema de limpeza - administração de grandes volumes de líquidos – 5ml de água pura ou soro-fisiológico; 2- Enema de retenção à base de óleo - administração de volumes que permite a retenção por algumas horas; 3- Enema hipertônico de volume reduzido são soluções preparadas comercialmente contendo ...

O que é kit para fazer Enema?

O Kit Enema reutilizável contém: 1 Mangueira de borracha hospitalar com válvula controladora de fluxo (1,40 m); 1 Cânula anal de 7 cm de comprimento, 7 mm de diâmetro na ponta e 9,5 mm de diâmetro no fundo. A bolsa é feita de um material super resistente, com um reforço especial.

O que é um enema é para que serve?

2 apresentações. L-Enema é um medicamento pronto para uso destinado como laxativo no alívio da prisão de ventre, obstipação/constipação intestinal, intestino preso.

Qual a melhor posição para lavagem intestinal?

6-Posicionar o paciente em decúbito lateral esquerdo, com o quadril e joelhos flexionados (posição de Sims). O decúbito lateral esquerdo faz com que a solução desça de acordo com a gravidade seguindo as curvas naturais do intestino. A posição também favorece a retenção do líquido.

Qual a diferença entre lavagem intestinal e enema?

A lavagem intestinal consiste no processo de introdução no intestino de solução, medicamentosa ou não, por meio de sonda retal. O processo de lavagem intestinal é também denominado enteroclisma. Quando a quantidade de solução infundida é menor (de 50ml a 500ml) é denominada clister ou enema.

Como é feita a lavagem intestinal?

A hidrocolonterapia é um tipo de lavagem intestinal em que se insere água morna filtrada e purificada através do ânus, permitindo eliminar as fezes acumuladas e as toxinas do intestino, que é muitas vezes usado para combater a prisão de ventre, sendo também muitas vezes indicado no preparo para cirurgias.

Como fazer lavagem retal?

Suavemente, insira o enema no ânus, como se a ponta fosse em direção ao umbigo, e esprema o frasco para introduzir a substância no canal. Remova a ponta e aguarde entre 2 a 5 minutos até sentir muita vontade de evacuar.

O que são enemas explique e dê um exemplo?

Enema, do latim enĕma, é um medicamento líquido que é administrado por via rectal isto é, é introduzido no organismo através do ânus e que serve para limpar (ou purgar) o intestino. ... É possível fazer a distinção entre dois tipos de enemas: os enemas de limpeza (ou evacuação) e os enemas de retenção.

O que é kit para fazer enema?

O Kit Enema reutilizável contém: 1 Mangueira de borracha hospitalar com válvula controladora de fluxo (1,40 m); 1 Cânula anal de 7 cm de comprimento, 7 mm de diâmetro na ponta e 9,5 mm de diâmetro no fundo. A bolsa é feita de um material super resistente, com um reforço especial.

O que se usa para fazer lavagem intestinal?

Geralmente, a lavagem intestinal é feita com produtos específicos que são vendidos na farmácia, como enemas com remédio, já prontos para uso ou dispositivos em forma de pêra onde pode ser inserida água morna, por exemplo.

Como se aplicar um clister?

Como usar
  1. Inserir a ponteira da sonda aplicadora ao bico da embalagem do enema, certificando que seja adentrada até a base;
  2. Introduzir o tubo de escoamento da sonda aplicadora no reto e pressionar a ampola;
  3. Remover o material com cuidado e, em seguida, descartá-lo.

Como usar o enema?

Retirar a tampa do frasco de enema e colocar vaselina na ponta; Introduzir a ponta no ânus lentamente, em direção ao umbigo; Espremer o frasco para liberar o líquido; Remover a ponta do frasco e esperar entre 2 a 5 minutos até sentir muita vontade de evacuar.

Quanto tempo o enema leva para fazer efeito?

Geralmente o efeito ocorre de 2 a 5 minutos após a aplicação, conseguindo esvaziar o cólon descendente e retossigmóides. Até 10% do conteúdo da solução pode ser absorvido através do cólon. O fosfato e o sódio que forem absorvidos serão eliminados por via renal.

Qual a melhor maneira de fazer limpeza intestinal?

Como fazer limpeza intestinal: 7 dicas naturais e caseiras
  1. Beba água salgada.
  2. Aposte nos probióticos e prebióticos.
  3. Aumente a ingestão de fibras.
  4. Consuma amidos resistentes.
  5. Experimente chás de ervas.
  6. Beba sucos e vitaminas.
  7. Hidrate seu corpo.

Como retirar fezes endurecidas?

Como é feito o tratamento O tratamento para o fecaloma tem como objetivo remover a massa endurecida de fezes e, assim, desobstruir o sistema digestivo. Por isso, o gastroenterologista pode indicar o uso de supositórios, lavagens ou realização de lavagens de limpeza com o objetivo de estimular a eliminação do fecaloma.

Quais os cuidados de enfermagem relacionados a enema?

- Retirar o ar do intermediário de látex e sonda. - Lubrificar a sonda com xilocaína gel. - Manter o paciente em posição de SIMS, afastar a prega interglútea, solicitar ao paciente que respire profundamente e introduzir a sonda cerca de 6 a 10 cm. Em caso de resistência não forçar a introdução da sonda.