:

O que são lamelas concêntricas no tecido ósseo?

O que são lamelas concêntricas no tecido ósseo?

Os conjuntos de lamelas organizadas concentricamente formam estruturas denominadas sistemas de Havers ou ósteons. Cada um desses sistemas é um cilindro longo, às vezes bifurcado, em geral paralelo à diáfise e formado por 4 a 20 lamelas ósseas concêntricas.

O que são lamelas tecido ósseo?

Tecido secundário (lamelar) O tecido ósseo secundário é a variedade encontrada no adulto. Sua principal característica é possuir fibras colágenas organizadas em lamelas que ficam paralelas umas às outras ou se dispõem em camadas concêntricas em torno de canais com vasos, formando os sistemas de Harvers ou ósteon.

Qual é a composição da matriz óssea?

Matriz óssea: composta com 20% de matéria orgânica, 15% de água e 65% de mineral. Parte inorgânica: tem cerca de 50% do peso da matéria orgânica. Os íons mais encontrados são o fosfato e o cálcio.

O que são os Osteons?

Ósteon ou Sistema de Havers é uma unidade de estrutura do osso compacto, formado por lamelas ósseas dispostas concentricamente em torno de um canal Havers e que contém capilares sanguíneos e tecido conjuntivo.

O que é um osso longo?

A) Longo: é quando o seu comprimento sobressai-se à sua altura e largura. Ex: fêmur, tíbia, fíbula, rádio, ulna, falanges, etc. Possui um canal central com medula óssea amarela.

Quais são os componentes de um osso longo?

A anatomia dos ossos longos, por exemplo, é formada por:
  • Diáfise: corpo do osso;
  • Epífases: extremidades do osso;
  • Metáfises: região intermediária localizada entre diáfise e epífase;
  • Cartilagem: localiza-se sobre a epífase e é responsável por reduzir o atrito;
  • Periósteo: membrana fina que reveste o osso;

O que são as lamelas?

1. Lâmina muito fina. 3. Invólucro fino, com pequenos compartimentos em forma de bolha, onde são acondicionados comprimidos, cápsulas ou outros objectos pequenos, cuja superfície é depois revestida para proteger o conteúdo (ex.: lamela de 10 comprimidos).

Quais componentes do tecido ósseo contribui para a resistência e flexibilidade dos ossos?

O tecido ósseo é um tipo de tecido conjuntivo que apresenta como característica mais marcante sua resistência, que é obtida graças à presença de uma matriz extracelular rica em fosfato e cálcio. Esse tecido, apesar do que muitos pensam, não é um tecido morto, sendo encontrada uma série de células especializadas.

O que dá flexibilidade aos ossos?

O tecido ósseo tem a função de sustentação e ocorre nos ossos do esqueleto dos vertebrados. É um tecido rígido graças à presença de matriz rica em sais de cálcio, fósforo e magnésio. Além desses elementos, a matriz é rica em fibras colágenas, que fornecem certa flexibilidade ao osso.

O que são os osteoblastos?

Osteoblastos e osteoclastos são dois tipos de células que formam o tecido ósseo, cada um com funções específicas. Os primeiros são responsáveis pela síntese dos componentes orgânicos da matriz óssea e localizam-se na superfície do osso. Já os osteoclastos permitem a remodelação óssea.

Como se dá a nutrição do tecido ósseo?

O tecido ósseo é um tipo especializado de tecido conjuntivo formado por células e uma matriz extracelular calcificada, a matriz óssea. A única forma de nutrição dessas células é através de canalículos por onde passam capilares já que a matriz calcificada não permite a difusão de substâncias até as células.

Quais são os ossos longos do nosso corpo?

Os ossos longos são aqueles nos quais o comprimento excede a largura e a espessura, como o úmero, rádio e ulna no membro superior, e o fêmur, tíbia, fíbula no membro inferior.

Quais são os ossos longos do corpo?

A anatomia dos ossos longos, por exemplo, é formada por:
  • Diáfise: corpo do osso;
  • Epífases: extremidades do osso;
  • Metáfises: região intermediária localizada entre diáfise e epífase;
  • Cartilagem: localiza-se sobre a epífase e é responsável por reduzir o atrito;
  • Periósteo: membrana fina que reveste o osso;

Quais as características de um osso longo?

Os ossos longos são aqueles nos quais o comprimento excede a largura e a espessura, como o úmero, rádio e ulna no membro superior, e o fêmur, tíbia, fíbula no membro inferior. ... A diáfise de um osso longo está envolvida por uma lamina de tecido conjuntivo conhecida como periósteo.

Como posso definir um osso longo?

A) Longo: é quando o seu comprimento sobressai-se à sua altura e largura. Ex: fêmur, tíbia, fíbula, rádio, ulna, falanges, etc. Possui um canal central com medula óssea amarela.

O que são lamelas do Cogumelo?

Em micologia, a lamela ou lâmina, é cada uma das estruturas "foliares" do himenóforo situadas na parte inferior do píleo de um cogumelo, na maioria das vezes um agárico (mas não sempre).

Qual é a função de Lamela?

Lamela (ou lamínula) é uma fina placa de vidro, ou outro material que se coloca em cima do material na lâmina para sua observação ao microscópio.

Como o cálcio se incorpora a estrutura do osso?

A calcitonina é um hormônio composto por 32 aminoácidos, um peptídeo, secretado pelas células C da tiróide (células tireoideanas parafoliculares). Ela é responsável por induzir a incorporação do cálcio no osso.

Quais são as bainhas de revestimento do osso?

Revestimento: Todos os ossos apresentam superfícies revestidas. Os revestimentos são membranas conjuntivas constituídas por células osteogênicas ou osteoprogenitoras, essenciais para a manutenção do tecido. Nutrem o tecido ósseo e são fonte de osteblastos. Podem ser *externos (Periósteo) ou internos (Endósteo).

Quais são os elementos que conferem rigidez e flexibilidade ao osso?

A matriz óssea é composta por uma parte orgânica(35%, representa a flexibilidade do osso), e uma parte inorgânica(65%, representa a rigidez e resistência do osso) cuja composição é dada basicamente por íons de fosfato e cálcio, formando cristais de hidroxiapatita.