O que é a Lei 11.689 2008?
O que é a Lei 11.689 2008?
L11689. LEI Nº 11.689, DE 9 DE JUNHO DE 2008. Altera dispositivos do Decreto-Lei no 3.689, de 3 de outubro de 1941 – Código de Processo Penal, relativos ao Tribunal do Júri, e dá outras providências.
O que é exercer a função de jurado?
O jurado é a pessoa investida na função de julgar os processos no Tribunal do Júri. Eles representam a sociedade da qual fazem parte e decidem em nome dela. ... O jurado, além da retidão da conduta, deve ter independência e elevação de caráter para melhor fazer o seu julgamento.
Quais são os requisitos específicos dispostos em Lei para que uma pessoa exerça a função de jurado?
Os requisitos para a participação como jurado é idade mínima de 18 anos; não ter sido processa- do criminalmente; possuir idoneidade moral (não ter nenhum processo contra si); estar em pleno gozo dos direitos políticos (ser eleitor); residir na Circunscrição respectiva do Tribunal do Júri; prestar o serviço ...
O que é função de jurado art 440?
Constitui também direito do jurado, na condição do Art. 439 deste Código, preferência, em igualdade de condições, nas licitações públicas e no provimento, mediante concurso, de cargo ou função pública, bem como nos casos de promoção funcional ou remoção voluntária.
É possível recusar a função de jurado?
Servir como jurado no Tribunal do Júri é obrigação do cidadão. A recusa é penalizada com multa. A função de jurado do Tribunal do Júri, conforme texto do artigo 436 do Código de Processo Penal, é obrigatória e, caso seja convocado, o cidadão não pode recusar sob pena de sofrer multa.
Como saber se exerce a função de jurado?
Requisitos para ser Jurado O alistamento compreenderá os cidadãos maiores de 18 anos de notória idoneidade. Estar em pleno gozo dos direitos políticos (ser eleitor). Não ter sido processado criminalmente. Prestar o serviço gratuitamente (voluntário).
Quem está isento de ser jurado?
Mesmo casado, o menor de 21 anos não pode ser jurado. Quanto ao analfabeto, o surdo-mudo e o cego, quem não estiver no gozo dos direitos políticos, quem residir em comarca diversa daquela em que se realizar o julgamento, adverte Damásio E. de Jesus, também não podem ser jurados.
Quais as consequências ao cidadão que se recusar prestar o serviço de jurado?
6º A recusa de servir no juri, motivada por convicção religiosa, filosófica ou politica, importará a perda dos direitos políticos. Art. 7º Os jurados devem ser escolhidos dentre os cidadãos que, por suas condições, ofereçam garantias de firmesa, probidade e inteligência no desempenho da função.
Quais os direitos e vantagens de ser jurado?
A função de jurado constitui um serviço público relevante e é essencial para a Justiça. Por isso, os que cumprem essa função têm direito a alguns benefícios: Preferência, em igualdade de condições, em licitações e concursos públicos. Ser detido em prisão especial em caso de crime comum, até o julgamento definitivo.
São isentos do serviço do júri?
O serviço do júri será obrigatório. O alistamento compreenderá os cidadãos maiores de 21 (vinte e um) anos, isentos os maiores de 60 (sessenta). Art.
O que é preciso para ser jurado?
Para se voluntariar é preciso ser brasileiro nato ou naturalizado, maior de 18 anos, não ter sido processado criminalmente, ter boa conduta moral e social e ser eleitor ativo. Para ser jurado não se exige qualificação profissional.
O que é função de jurado no concurso?
✔ Jurado – Quem atua como jurado em julgamento pode ser priorizado em caso de empate; ✔ Mesário – Quem participa de eleições como mesário também pode levar vantagem; ✔ Doador de sangue ou órgão – Esse critério ainda não é adotado.
Que tiver exercido a função de jurado nos termos da lei Federal nº 11.689 2008?
A lei nº 11.690, de 2008, relativa ao tribunal do júri, diz que o exercício efetivo da função de jurado constitui serviço público relevante. Por isso, é um direito do jurado a preferência no provimento de cargo ou função pública, mediante concurso.
Quais os direitos de quem é convocado para júri popular?
Sugiro que, ao ser convocado para integrar juri popular, o cidadão tenha direito a ausencia remunerada (folga) pelo dobro de dias nos quais ficou a disposição do poder judiciário, assim como o cidadão que fica a disposição da justiça eleitoral quando em época de eleição goza deste direito.