Como é feito o rastreamento de hipertensão arterial?
Como é feito o rastreamento de hipertensão arterial?
Para fazer o rastreamento da Hipertensão Arterial Sistêmica você deverá possuir um aparelho digital validado para medir a pressão arterial (braço). A Portaria do INMETRO deve ser seguida: é necessário verificar a calibração de 6 em 6 meses nos laboratórios indicados pelo INMETRO.
O que é hipertensão arterial sistêmica Ministério da Saúde?
A hipertensão arterial ou pressão alta, é uma doença que ataca os vasos sangüíneos, coração, cérebro, olhos e pode causar paralisação dos rins. Ocorre quando a medida da pressão se mantém freqüentemente acima de 140 por 90 mmHg.
O que é um teste de rastreamento?
Os exames de rastreamento servem como triagem para determinadas doenças e têm um caráter preventivo. Estes exames são o que chamamos de prevenção secundária. Ou seja, detectam determinadas patologias ou alterações em seu estágio inicial, antes de o indivíduo apresentar sinais ou sintomas.
Quando rastrear hipertensão?
Todo adulto com 18 anos ou mais de idade, quando vier à uma unidade de saúde para consultas, atividades educativas, procedimentos e outros, e não tiver registro no prontuário de ao menos uma verificação de pressão arterial (PA) no último ano, deverá tê-la verificada e registrada no prontuário.
Qual valor normal da pressão arterial de um adulto?
Aceita-se como normal para indivíduos adultos (com mais de 18 anos de idade) cifras inferiores a 85 mmHg de pressão diastólica e inferiores a 130 mmHg de pressão sistólica (Tabela II).
Quais o valores de referência da pressão arterial normal elevada hipertensão?
Dessa forma, temos: Pressão arterial normal: até 120 x 80 mmHg. Pré-hipertensão: idoso 120 x 80 mmHg a 138 x 89 mmHg, idoso com diabetes 120 x 80 mmHg a 149 x 89 mmHg. Hipertensão: idoso a partir de 140 x 90 mmHg e idoso com diabetes a partir de 150 x 90 mmHg.