:

Quem criou o exame Papanicolau?

Quem criou o exame Papanicolau?

Georgios Papanicolau entrou na história da pesquisa e da Medicina por ter desenvolvido um teste para a detecção precoce do câncer de colo do útero, que hoje leva seu nome: exame de Papanicolau.

Como surgiu o Papanicolau?

O teste de Papanicolau é um exame ginecológico de citologia cervical realizado como prevenção ao câncer do colo do útero. Seu nome traz a identidade de seu idealizador, o médico grego Geórgios Papanicolau (1883-1962), considerado o pai da citopatologia.

Quando foi criado o exame Papanicolau?

Georgios Papanikolaou (esse é o nome dele em grego) nasceu em na Grécia. Faria hoje 136 anos e foi homenageado pelo Google em sua página inicial. 1943 – ano de validação do exame para detecção e prevenção do câncer de colo de útero (1928 foi o ano em que foi publicado seu primeiro estudo).

Qual o significado de Papanicolau?

É um teste realizado para detectar alterações nas células do colo do útero. Este exame também pode ser chamado de esfregaço cervicovaginal e colpocitologia oncótica cervical. O nome “Papanicolaou” é uma homenagem ao patologista grego Georges Papanicolaou, que criou o método no início do século.

O que pode ser detectado no papanicolau?

Exame papanicolau detecta quais doenças?
  • Clamídia;
  • Sífilis;
  • Gonorreia;
  • HPV;
  • Candidíase;
  • Tricomoníase;
  • Detectar presença de nódulos ou cistos.

Como é o resultado do papanicolau?

Como é o resultado do papanicolau? O resultado da colpocitologia oncótica descreve a presença de bactérias, fungos ou anormalidades encontradas na amostra coletada. Antigamente os laudos descreviam as classes de Papanicolau, como descrito abaixo: Papanicolau classe I – ausência de células anormais.

O que detecta no Papanicolau?

O exame consiste em coletar células do colo do útero e diagnosticar lesões ou alterações presentes no órgão que podem indicar o Papilomavírus Humano (HPV), que é o maior causador do câncer de colo de útero.

Qual o melhor Papanicolau ou colposcopia?

A colposcopia é o único exame que permite a avaliação detalhada do colo do útero e que permite a biópsia dirigida de áreas suspeitas. A citologia do colo do útero (Papanicolau) deve ser realizada antes da colposcopia, uma vez que este é o único exame implementado como rastreio do cancro do colo do útero.