:

O que são tecidos periapicais?

O que são tecidos periapicais?

A Association Americana de Endodontia conceitua o periápice (Periodontium apical) como um complexo de tecidos que circunda a porção apical da raiz de um dente: cemento, ligamento periodontal e osso alveolar.

O que é doença da polpa e dos tecidos periapicais?

Refere-se a uma massa de tecido de granulação cronicamente inflamado no ápice de um dente desvitalizado, que pode ter origem de um abscesso periapical, ou desenvolver-se como uma alteração periapical inicial; ainda essas lesões podem dar origem aos cistos periapicais ou sofrerem exacerbações agudas com a formação de ...

O que é uma lesão periapical?

A Lesão periapical, é uma lesão que ocorre nesses tecidos que envolvem e se relacionam diretamente com o ápice dentário, danificando o tecido e vasos presente nessa região.

Quais são as doenças periapicais?

7- As patologias periapicais mais prevalentes segundo o gênero feminino foram: periodontite apical, abscesso dentoalveolar crônico, granuloma apical, abscesso fênix, abscesso dentoalveolar agudo e cisto apical.

O que são tecidos Perirradiculares?

As lesões perirradiculares são doenças infecciosas causadas por micro-organismos infectando o sistema de canais radiculares 26 (Figura 1). Na necropulpectomia, o endodontista lida com a infecção primária do canal, enquanto que casos de retratamento estão relacionados a uma infecção persistente ou secundária do canal.

O que é um granuloma periapical?

O Granuloma Periapical é uma inflamação crônica ou agudamente inflamada no ápice de um dente desvitalizado formado por células, como: macrófagos, linfócitos e plasmócitos.

Qual significado do CID K04?

CID10 - K04 - Doenças da Polpa e Dos Tecidos Periapicais.

O que significa o CID 10 K04?

CID 10 K04 Doenças da polpa e dos tecidos periapicais – Doenças CID-10.

Quais as lesões periapicais crônicas mais comuns?

Dentre as lesões periapicais inflamatórias crônicas mais comuns, estão os granulomas periapicais (GPs), os cistos radiculares (CRs) e os cistos periapicais residuais (CPRs).

Como são classificadas as Pulpites?

Pulpite Crônica Hiperplásica ou Pólipo Pulpar.

O que é polpa vital?

Dente não vital é o elemento dental cuja polpa não apresenta mais vitalidade, ou seja, não apresenta mais a circulação sanguínea nem os sinais de vitalidade realizados pelo cirurgião dentista. Em outras palavras, a polpa dental que fica nos canais radiculares e na cãmara pulpar morreu.

O que é abscesso periapical com fístula?

Um abscesso periapical consiste em um acúmulo de pus na raiz de um dente, resultante de uma infecção, na maioria das vezes, que se propagou do dente aos tecidos circundantes.

Qual Cid para cirurgia odontológica?

CID 10 K08. 1 Perda de dentes devida a acidente, extração ou a doenças periodontais localizadas – Doenças CID-10.

O que é lesões periapicais crônicas?

O termo lesão periapical crônica geralmente é utilizado para identificar lesões inflamatórias crônicas nos tecidos que circundam e se relacionam diretamente com o ápice dentário. Às vezes empregase o termo periapicopatia crônica como sinônimo de lesão periapical crônica.